quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Agosto de 2016 - O CRESCIMENTO CONTINUA

Por Sérgio Franco



Mais um mês, mais boas notícias.

120,5 ciclos por hora, um fluxo de ciclos muito superior aos de muitas localidades em cidades de maior população, como é o caso do Rio de Janeiro (Relatórios TA).

O que constatamos aqui é um crescimento constante, é a população de Niterói optando por um meio de transporte que é, acima de tudo, prático. 


Aumento de 14,88%

O gráfico acima mostra a média de ciclos no período entre um mês de 2015 e este mesmo mês em 2016. Como podemos ver, partimos de uma média entre Janeiro de 2015 para Janeiro de 2016 de 93,81 ciclos por hora para 107,77 ciclos por hora relativa as médias de ciclos entre Agosto de 2015 à Agosto de 2016.

21,64% de Aumento

Comparando os 8 primeiros meses de 2015 com o mesmo período de 2016 constatamos um aumento de 21,64%. Mais importante que isto é notar que, comparando mês por mês, notamos que todos os meses de 2016 foram superiores aos mesmos meses de 2015.

O relatório completo pode ser acessado AQUI.

Lembramos que Niterói esta participando da campanha Bicicleta Nas Eleições e a participação de todos é de extrema importância, para mais detalhes acesse AQUI.





São só 5 km
Experimente ir de bicicleta




segunda-feira, 1 de agosto de 2016

RESULTADO - Enquete de Julho - Distâncias

Por Sérgio Franco



A muito tempo divulgamos que uma distância confortável para optar a bicicleta como meio de transporte está dentro de um raio de 5 km. Distância rápida e fácil para qualquer pessoa, mesmo aquelas que não estão acostumadas, começarem a usar a bicicleta como meio de transporte.

Pois bem, o resultado da enquete ratifica o que estamos sempre pregando:



16% - Até 2,5 Km
42% - Entre 2,5 km até 5 km
19% - Entre 5 km até 7,5 km
10% - Entre 7,5 km até 10 km
13% - Mais de 10 km

Como podemos ver, 42% percorrem uma distância de até 5 km. Mas o mais interessante disto é perceber que 10% percorrem até 10 km.

Mas o que é esta distância? Os mapas abaixo podem nos dar uma boa noção, eles traçam um raio de 5 km da estação das barcas no centro de Niterói e do Shopping Itaipu Multicenter na Região Oceânica. É ir muito longe mas é muito perto para uma bicicleta.

Raio de 5 km

Deixamos um espaço para os participantes, que quisessem, deixarem suas opiniões:

  • "Como transporte, uns 180km. Como esporte, 320km. Já achei q a distância que percorro hj diáriamente (quase 10km) era uma distância longa, mas bastou começar a utilizar a bicicleta que percebi que estava completamente equivocado."
  • "O que mais me agrada no trajeto é justamente ter a liberdade de escolher o trajeto que bem entender para o mesmo destino."
  • "Chuva espantava, hoje não mais. Muito melhor usar um poncho e molhar os pés, do que pegar engarrafamento, andar na chuva e tb chegar com os pés encharcados ao trabalho, gastando muito mais tempo e dinheiro."
  • "* Maior distância 40km* Não acho 3km longe.* Me agrada o modelo de ciclovia da Amaral Peixoto.* Não vou de bike quando ameaça chover."
  • "Meu trajeto é de 3,3km, escola-casa. Já foi o tempo que achava inviável ou extremamente desagradável o percurso devido ao trânsito, mas aprendi a andar como um bom ciclista: rápido e estável pelo canto direito da rua no sentido da mão, fazendo sinal com os braços antes de virar e sempre de capacete. Já ando de bicicleta pelas ruas de niterói ocasionalmente há uns 4 anos, e pra mim é nítida a transformação na cidade a favor do ciclista, seja pelas poucas ciclofaixas inauguradas, mas principalmente pelo acréscimo de ciclistas nas ruas e o respeito que lhes é dado por parte dos motoristas de automóvel muito maior. Tenho planos de uma travessia Icaraí-Itacoatiara heheh, só não fui ainda porque descer aquela ladeira da concessionária deve ser perigoso. Mas já fui de um forte ao outro pela orla, de jurujuba ao gragoatá e voltei, devem ser quase 20 km."
  • "O que dificulta meu transporte de bicicleta é o fato de não ter ciclovia por onde vou. Moro no Tenente Jardim e tenho que ir a Niterói (faculdade Anhanguera) e depois para Santa Rosa onde eu trabalho... nao tem quase ciclovia uma pena, e os carros não respeitam ..."
  • "Pedalo por volta de 5 km, acredito que se houvesse mais ciclovias está distância poderia ser maior, pois eu iria mais devagar. Só uso para trabalhar mesmo. Acredito que para quem vai começar 5 km ė uma distância confortável, pena ė a falta das ciciclovias, que acaba afastando novos adeptos da bicicleta. Acredito que são muitos os que gostariam mas tem medo."
  • "Cerca de 20Km. O que agrada é a relação direta com as pessoas, com o ambiente."
  • "Chuva espanta quando está intensa."
  • "A maior distância foi de Niterói até o Cosme Velho e Niterói até Botafogo - obviamente sem considerar o trajeto não-pedalado pela Baía de Guanabara: Icaraí/Barcas e Praça XV/Botafogo. Foi tão tranquilo que repeti a experiência outras vezes. Meu problema nunca foi muito a distância percorrida, mas eu tinha uma certa resistência a pedalar esses trajetos mais longos pelo trânsito mesmo. Chuva só espanta quando é temporal. Pra chuva mais leve, capa de chuva resolve."
  • "Acho que a maior distância foram uns 40km."
  • "A chuva não espanta."
  • "A maior distância que percorri foi de 8Km."
  • "Hoje faço 2 Km."
  • "Já pedalei trechos maiores depende das condições. O que mais me agrada no trajeto é apreciar a paisagem e poder andar mais rápido que os carros algumas vezes. Chuva só espanta se for forte, se for chuva fina me arrisco em ir."
  • "A cidade, seus cidadãos e governantes ainda tem no carro o centro de sua organização e lógica. Faltam:1. Ciclovias/ciclofaixas. E quando existem, são inseguras;2. Campanhas informativas para os motoristas;3. Sinalização.Ou seja: apesar da prefeitura afirmar que dobrou a oferta de ciclovias, entendo que Niterói não possui ciclovias como devam ser as ciclovias."
  • "100 km , para o Rio e Janeiro , ida e volta . Não . Não ir de ônibus . O problema é a lama que vem de baixo , mas nada desesperador ..."
  • "A maior distância que já percorri foi da Av.  Professor João  até a estação das barcas de Charitas, entretanto, não fiz esse trajeto direto, fiquei passeando pela cidade, andei pelo fonseca, centro Icaraí e São Francisco. Então retornei para a João Brasil pedalando. Essa viagem teve uma duração de 4h. E eu acreditava que algumas distâncias que pedalo eram longe demais, mas de bike elas se tornaram muito próximas. E o que mais me agrada é o fato de poder conhecer melhor a minha cidade, pois a pé acabo cansando mais rápido e de ônibus ou de carro,  não dá pra apreciar a paisagem, podem parar para poder apreciar melhor. E a chuva acaba espantando por que os motoristas já não respeitam quando está sol,  quando chove respeitam menos ainda,  sem contar que o asfalto também não ajuda."
  • "Moro em Niterói e trabalho/estudo no Rio. Pego a barca quase todos os dias da semana esse é um dos melhores momentos do dia, sair sem preocupação, sem medo de que vá chegar atrasado. Com a bicicleta a qualidade de vida melhorou, sou mais desperto e atento ao trabalho depois de pedalar para chegar."
Podemos concluir que as pessoas já estão descobrindo que não é tão complicado assim usar a bicicleta para ir trabalhar, estudar, fazer compras, passear, as distâncias antes consideradas longas, para o ciclista se tornam curtas.

Essencial o aumento da estrutura cicloviária na cidade para que as pessoas que tenham mais insegurança também comessem a aderir a bicicleta. 

Temos que lembrar que, quanto mais pessoas utilizando bicicletas, menos serão os carros nas ruas; menor o número de carros nas ruas, melhor a "fluidez" no trânsito para todos.


A enquete de Agosto já esta no ar, participe clicando AQUI!