terça-feira, 30 de setembro de 2014

TransOceânica Niterói

Por Ana Luiza Carboni

        Imagem: Túnel Charitas-Cafubá

A TransOcêanica será uma via expressa que irá ligar a Região Oceânica a Zona Sul de Niterói. A nova via terá uma faixa exclusiva para ônibus, duas para o trânsito convencional e uma ciclovia, ligando o Engenho do Mato a Charitas.

Segundo a Secretária Municipal de Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta, o plano inclui um corredor exclusivo e um sistema de ônibus BHLS (sigla em inglês para: Bus of High Level of Service, tradução livre: ônibus de alta qualidade de serviço). A diferença entre os ônibus BRT e os BHLS é que estes podem circular tanto pelos corredores exclusivos do BRT quanto por outras vias, fazendo com que o embarque e desembarque de passageiros possa ocorrer também nas ruas convencionais da cidade. O objetivo é levar o serviço aos bairros que não estão próximos ao corredor, como, por exemplo, Piratininga, evitando a necessidade do uso de outros meios de transporte.

Serão 13 estações ao longo do trajeto, com dois pontos reguladores, um no Engenho do Mato e outro em Charitas, que terá uma conexão com o terminal das barcas.  O custo das passagens será o mesmo que dos ônibus fora do corredor expresso e não será cobrado pedágio dos carros e motocicletas.  A estimativa é que, após a conclusão da via, o trajeto seja feito entre 20 e 25 minutos. A previsão é de que 78 mil passageiros usem o serviço diariamente.

Verena informou ainda que, com a TransOceânica, a estrada Francisco da Cruz Nunes passará por um processo de reurbanização. Disse que “foram feitos estudos e que os responsáveis pelas obras estão em consultoria com varias organizações para melhor atender a população”.
Questionada sobre as ciclovias que fazem parte do projeto e pontos como: circulação de ar e sentido da ciclovia no túnel – que deveria ser de mão única acompanhando o sentido do transito para viabilizar sua utilização, a secretária respondeu que a concepção das ciclovias está sendo estudada em conjunto com especialistas e que essas questões, entre outras, serão observadas.

Segundo representantes da Prefeitura a TransOceânica cria uma alternativa, a ideia é que as pessoas optem pelo transporte coletivo, como também já estão optando pelas bicicletas. Será uma alternativa de deslocamento em um transporte de alto desempenho e qualidade, beneficiando não só a Região Oceânica, mas toda a cidade.

As obras terão inicio em 2015 e a previsão de inauguração é em 2016.




Nenhum comentário:

Postar um comentário