quarta-feira, 25 de março de 2015

3ª Contagem de 2015 - Ciclovia Amaral Peixoto

Por Sérgio Franco


Março/2015

Terceiro mês de contagens com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento do uso da bicicleta na cidade de Niterói, especificamente na ciclovia da Av. Amaral Peixoto com Av. Visconde de Rio Branco.

O relatório completo pode ser acessado AQUI.

Após os meses de Janeiro e Fevereiro, meses de férias, foi notado um aumento no fluxo de ciclos na localidade.



Como podemos notar houve um aumento proporcional relativo aos horários analisados quando comparamos mês de Março com os dois primeiros meses estudados.

Mas o impacto mais interessante foi o da participação das mulheres, que nos meses anteriores estavam em torno de 9% em relação ao número de usuários mas que no mês de março foi para 14%.

Adicionar legenda
Este aumento pode estar relacionado ao maior número de mulheres estudantes que estão escolhendo a bicicleta como meio de locomoção, contudo esta observação é apenas uma suposição e merecerá futuros estudos.

Infelizmente novamente constatamos o uso da ciclovia pelos pedestres bem como um veículo parando na ciclovia para efetuar operação de embarque e desembarque.

Pedestres caminhando na ciclovia
Veículo parado na ciclovia



O Mobilidade Niterói esta tentando acompanhar o crescimento do uso da bicicleta em Niterói, além de realizarmos contagens também realizamos pesquisas. Este material é disponibilizado para todos e são importantes para justificar para toda a população, comércio, administração pública, a importância que é a construção de ciclovias não só para estimular seu uso mas também para proporcionar segurança a um número crescente de ciclistas.

Se houverem pessoas interessadas em ajudar nas contagem é só entrar em contato conosco pela página  facebook/mobilidadeniteroi



Nenhum comentário:

Postar um comentário