quinta-feira, 2 de abril de 2015

Ato em Defesa da Vida!

Por Ana Luiza Carboni

Foto: Douglas Engle
Infelizmente a segunda Ghost Bike de Niterói foi instalada na Rua Dr. Mário Viana, no bairro de Santa Rosa, ontem, quarta-feira, 1º de abril de 2015. Uma homenagem ao ciclista Edvaldo Souza de 43 anos, morto na segunda-feira, dia 30 de março, numa colisão com um veículo. O caso está sendo investigado pela 77ª DP.

Foto: Douglas Engle.
Ghost Bikes são bicicletas pintadas de branco e instaladas em locais de acidentes fatais envolvendo ciclistas. São memoriais em homenagem a quem perdeu a vida. O objetivo é evitar que aquela morte caia no esquecimento.
A ação de instalação e o ato em Defesa da Vida foram organizados pelo coletivo Bicicletada Niterói, com o apoio de outros movimentos ciclísticos da cidade. O ato teve inicio na Praia de Icaraí, com faixas e distribuição de panfletos, e seguiu em cortejo até o local do atropelamento. A morte do ciclista foi lembrada e salientada a importância de campanhas educativas para todos. Os presentes reivindicaram a redução de velocidade das vias, treinamento adequado para condutores profissionais, fiscalização e punição de motoristas infratores, além de outras demandas. 

Foto: Vivian Fava
Na terça-feira, 31, foi lançada a campanha #niteroiparapessoas nas redes sociais.

Em menos de cinco meses este é o segundo atropelamento e morte de ciclista em Niterói. No dia 18 de novembro de 2014 a vítima fatal foi um senhor de 56 anos, atropelado por um coletivo no Largo do Barradas no Barreto. O motorista do ônibus foi indiciado por homicídio culposo pela polícia e o caso corre na justiça. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário