segunda-feira, 22 de junho de 2015

Vai ter ciclovia!

Neste domingo, dia 28/06/2015, acontecerá a inauguração da ciclovia da Avenida Paulista em São Paulo. O evento representa um importante marco para a mobilidade no país. São Paulo é uma das maiores cidades do mundo e a maior do Hemisfério Sul, sendo que a Paulista é mundialmente famosa por se configurarar como um dos principais centros financeiros da cidade. Além disso, a avenida também é sede de diversas embaixadas, centros educacionais, museus e centros culturais. Isto faz com que a Paulista seja uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo, contando com o trânsito de milhares de pessoas cotidianamente.

A ciclovia da Paulista contou com adversidades que iam desde o discurso midiático contrário a sua instauração (mais detalhes aqui) até uma ação do Ministério Público que tentava paralisar as obras de ciclovias na cidade em março deste ano. Neste mês, diversos grupos de ciclistas saíram às ruas gritando “Vai ter ciclovia”, contando com eventos de apoio aos ciclistas paulistanos em diversas cidades do Brasil e do mundo. No dia 27 de março o Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou a liminar de paralisação das obras de ciclovias de São Paulo.
A árdua atuação de grupos de ciclistas organizados foi fundamental para a superação destes entraves, sendo que a inauguração da ciclovia será um momento de grande celebração. A instalação de uma ciclovia nesta avenida é uma conquista que não se limita ao território paulistano, pois dá visibilidade à uma concepção de mobilidade diferente da que vemos Brasil à fora e que poderá servir de exemplo para outras cidades.
Entendendo a importância do evento, a Bicicletada Rio de Janeiro está organizando um ônibus para que os ciclistas do Rio de Janeiro possam participar da comemoração deste marco. Para quem tiver interesse em festejar este momento na capital paulista, esta é uma boa oportunidade!
O ônibus sairá da Cinelândia nesta sexta, dia 26 de junho com destino à Praça da Sé, em São Paulo. O horário de saída está previsto para às 23 horas, logo após a edição da Massa Crítica. A volta será no domingo, dia 28 de junho, às 23 horas.
O valor das passagens de ida e volta é R$150, sendo que há um limite de transporte de 30 bicicletas. O ônibus conta com ar condicionado, banheiro, microfone, televisão e geladeira.

Para mais informações, acesse o link do evento no Facebook:


Por Aline Corrêa



Nenhum comentário:

Postar um comentário