terça-feira, 21 de julho de 2015

7º Contagem de Ciclos - Ciclovia Amaral Peixoto

Por Sérgio Franco


7º Contagem de Ciclos de 2015


Saiu a 7ª contagem de ciclos da ciclovia da Av. Amaral Peixoto que pode ser vista AQUI!

Mesmo com a Universidade Federal Fluminense em greve, o movimento de ciclos neste mês de julho subiu, atingindo 100,5 ciclos/hora, segunda melhor marca do ano de 2015!

Comparativo 2015

Outra boa notícia foi o aumento de mulheres utilizando a bicicleta, 15% do total! O que faz com que Niterói seja uma das cidades onde mais as mulheres utilizam a bicicleta como meio de transporte.

Comparativo 2015

E não temos um perfil específico de usuária, ou melhor, o perfil que podemos ver é que todas acreditam na bicicleta como solução para mobilidade urbana!

Mulheres que já descobriram a bicicleta

Esta utilização poderia ser maior se uma ligação cicloviária segura fosse feita na Av. Marquês de Paraná. 

Outra boa notícia foi que nos meses de Maio e Junho tínhamos visto membros do Corpo de Bombeiros caminhando pela ciclovia, porém neste mês de Julho vimos um bombeiro sendo exemplo.

Maio 2015

Junho 2015

Exemplo - Julho 2015


Mas infelizmente, pela total ausência da NitTrans pelo quarto mês consecutivo, presenciamos algumas infrações graves como a invasão da ciclovia por motociclistas:

Motociclistas na ciclovia




E a gritante invasão da ciclovia por um carro, que em visualizar o Mobilidade Niteroi, tentou sair desesperadamente da ciclovia.


Julho 2015

Julho 2015

Julho 2015

O fato é que Niterói é uma cidade extremamente ciclável, as ciclovias já tem amplo apoio da população e a pouca resistência que existe é mais por falta de esclarecimento. O número de usuários da bicicleta como meio de transporte em nossa cidade poderia ser bem maior se existisse um sistema cicloviário seguro, a ausência deste desestimula aqueles que, apesar de quererem se utilizar da bicicleta para sua locomoção, não possuem a experiência ou a segurança para vencerem desafios como a Av. Marquês do Paraná, a Rua São Lourenço, a travessia da Alameda São Boaventura entre outras.

Sempre bom lembrar, são só 5 km, mais bicicletas, menos carros, melhor a fluides do trânsito para todos!

5 km das Barcas

5 km do Multicenter

www.mobilidadeniteroi.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário