Perfil do Ciclista Brasileiro 2015 |
Foi lançado na última quinta-feira, 26 de Novembro, o livreto Perfil Nacional do Ciclista Brasileiro 2015 (Aqui). A publicação teve sua origem na Parceria Nacional Pela Mobilidade Por Bicicleta, onde além de Niterói pariciparam iniciativas das cidades de:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Porto Alegre
- Belo Horizonte
- Brasilia
- Recife
- Salvador
- Aracaju
O projeto Parceria Nacional pela Mobilidade por Bicicletas e sua pesquisa Perfil do Ciclista, são
uma iniciativa da Transporte Ativo, com patrocínio do Banco Itaú, suporte técnico do Laboratório
de Mobilidade Sustentável do PROURBE-UFRJ e Observatório das Metrópoles em parceria com
diversas organizações da sociedade civil ligadas a promoção do uso de bicicletas. Ciclourbano,
Aracaju; BH em Ciclo, Belo Horizonte; Rodas da Paz, Brasília; Pedala Manaus, Manaus;
Mobilidade Niterói, Niterói; Mobicidade, Porto Alegre; Ameciclo, Recife; Transporte Ativo, Rio de
Janeiro; Bike Anjo Salvador, Salvador; Ciclocidade, São Paulo.
Os resultados são encorajadores e reveladores:
Bicicleta é transporte! |
Niterói foi a única não capital participante e diversos dados nos chamam atenção quando comparamos com as capitais participantes.
O Mobilidade Niterói apresentou as características de nossa cidade além dos dados que se destacaram na pesquisa em comparação com as demais cidades. A apresentação pode ser vista AQUI.
Niterói se destaca! |
O Ciclista de Niterói não se limita ao passeio ou lazer, usando a bicicleta para ir para o trabalho, escola, faculdade e até para as compras! Um detalhe que poucos comerciantes de Niterói prestaram atenção.
Bicicleta é transporte! |
Como era esperado, o principal problema encontrado pelos ciclistas de Niterói é a falta de uma infraestrutura adequada.
Problemas que enfrentamos! |
Este aspecto é tão importante que se reflete nos motivos pelos quais os não ciclistas ainda não adotaram a bicicleta como meio de transporte (Relatório Preliminar Sobre As Bicicletas Na Cidade De Niterói).
Não ciclistas |
Como os ciclistas já sabem, a rapidez e a praticidade do uso da bicicleta é o grande destaque, e as distâncias curtas que encontramos em nossa cidade estimulam seu uso. Distâncias de até 7,5 km são ideais para que se adote a bicicleta.
Motivação para começar a usar a bicicleta |
E depois que se descobre a bicicleta, a rapidez e a praticidade ficam ainda mais evidentes para o ciclista.
Continuamos pedalando! |
Novas pesquisas deverão ser feitas, até porque como já foi constatado ao longo do ano de 2015, o crescimento do uso das bicicletas em Niterói tem sido constante, um aumento de 81,9% só na ciclovia da Av. Amaral Peixoto com a Av. Rio Branco, onde circulam 115 ciclistas por hora, e só na esquina da Rua Luís Leopoldo Fernandes foram contabilizados 202,5 ciclos por hora! Ou seja, todo mês novos ciclistas surgem, novas pessoas adotam a bicicleta como meio de transporte mesmo sem a infra estrutura necessária.
Mas uma conclusão é óbvia, bicicleta é meio de transporte de sucesso e que só vem em um crescimento constante e ciclistas somos todos nós, trabalhadores e estudantes de todos os níveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário