domingo, 6 de dezembro de 2015

Mesmo com chuva, 86,25 ciclos/hora!

Por Sérgio Franco




Em uma semana chuvosa


A primeira contagem de ciclistas realizada de forma automática foi um sucesso! O equipamento é de uso profissional e  consequentemente muito preciso e usado por companhias de tráfego em diversos locais do mundo.

Para maiores detalhes clique AQUI!

Começamos a instalação do equipamento por volta das 7 horas, o mesmo foi trazido (de bicicleta) do Rio de Janeiro pelo integrante do Transporte Ativo Eduardo. E temos que agradecer o esforço do mesmo por ter acordado muito cedo para poder estar aqui. 

Começamos a contagem oficialmente a partir das 8 horas e terminamos as 20 horas.
86,25 ciclos por hora e com chuva!

Foram contados neste período um total de 1035 ciclistas o que resulta em um fluxo de 86,25 ciclos/hora! 

E no horário de maior movimento foram contados 118 ciclos/hora!

29/07/2014

Escolhemos um trecho onde já tínhamos feito uma contagem em 29 de Julho de 2014, naquela época, ainda sem a ciclovia, foram contabilizados 63 ciclos por hora entre 8 e 9 horas, desta vez foram contabilizados no mesmo horário 99 ciclistas, um aumento de 57,14%


Mesmo com chuva!

O detalhe é que desta vez o tempo não estava favorável, foi uma semana chuvosa, e no dia da instalação já tinha chovido na noite anterior, e ainda choveu um pouco pela manhã e novamente a noite. Lamentamos que isto certamente espantou parte dos usuários da bicicleta, mesmo assim, além do aumento constatado acima, a contagem superou números de diversos pontos no Rio de Janeiro.
Niterói x Rio de Janeiro (2015)

Não chega ser uma surpresa esta diferença encontrada. 

Niterói é uma cidade onde as distâncias são curtas e o relevo é favorável, o que nos falta é uma estrutura cicloviária segura e interligada e traga mais novos adeptos da bicicleta como meio de transporte.


E mesmo com esta estrutura cicloviária que ainda podemos considerar precária, vemos os aumentos constantes de ciclistas nas ruas. Mais bicicleta, menos carros, melhor o trânsito, não?





Relatório completo da contagem automática pode ser acessado AQUI.

Esta semana continuaremos as contagens!












Nenhum comentário:

Postar um comentário