sexta-feira, 15 de julho de 2016

Sinalização das Ciclovias - Alunos da UFF elaboram projeto para sinalizar ciclovias

Por Sérgio Franco




Um projeto da Faculdade de Empreendedorismo da UFF pretende instalar 19 placas de sinalização nas ciclovias da cidade (Matéria - O Globo)

Sendo bem sucedido, estas placas serão uma importante colaboração para a melhoria da segurança dos ciclistas na cidade, já que, até hoje, as ciclovias não estão devidamente sinalizadas.

A sinalização das ciclovias pretende basicamente orientar os motoristas de como devem proceder nas situações de maior conflito. Muitos não sabem que, por exemplo, que na convergência a prioridade é do ciclista, ou seja, ao sair de uma via para entrar na transversal o motorista deve esperar a passagem da bicicleta. Este conflito é muito comum nas transversais da Av. Roberto Silveira com as Ruas Pereira da Silva e Domingues de Sá, principalmente no horário da faixa reversível.

Da mesma forma muitos desconhecem que, para efetuar o embarque e desembarque o motorista pode e deve parar ao lado da ciclovia e não sobre a mesma.

A instalação das placas além de orientar legitimarão a bicicleta como meio de transporte alem de aumentar a segurança, e isto só tende a incentivar o aumento de novos ciclistas na cidade, o que sem dúvida, melhora a mobilidade pois diminui o número de carros na rua.

Aliás o crescimento das bicicletas na cidade já é uma realidade:


Crescimento 

Os alunos Mateus Marques e Yago Caetano, que estão a frente do projeto, já venceram uma primeira etapa e receberam R$ 2.000,00 para a implantação, contudo este valor não cobre as 19 placas pretendidas. Para complementar este valor estão agora buscando parceria com empresas para conseguirem atingir a meta de R$ 5.000,00 que, a princípio, é o suficiente para que consigam instalar toda a sinalização planejada.

Os alunos deixaram um mail para contato para aqueles que estejam interessados em ajudar a financiar este projeto que é de grande importância para os ciclistas e para toda a mobilidade de cidade:

mail para contato: mob.educativa@gmail.com

No vídeo abaixo podemos notar a dificuldade que é para o ciclista ter a preferencial respeitada.


Mobilidade Niterói ajudou orientando quanto as principais placas a serem instaladas e os principais pontos a serem cobertos, levamos em consideração as diversas pesquisas, a existência de uma estrutura cicloviária e o Mapa de Incidentes e Acidentes.


São só 5 km
Experimente ir de bicicleta!

5 km 









Nenhum comentário:

Postar um comentário