sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Veja Como Foi o I Encontro Para o Desenvolvimento do Cicloturismo - Parte III

Por Sérgio Franco



No dia 27 começamos a manhã com uma visita técnica de parte do roteiro cicloturístico Caminho Niemeyer. 


Caminho Niemeyer

Começamos pelas obras localizadas na Praça Popular de Niterói, que além do Teatro Popular de Niterói conta com mais duas obras, a Fundação Oscar Niemeyer e o Memorial Roberto Silveira e ainda esta em construção a futura Nova Catedral de São João Batista.

Teatro Popular

Antes do inicio da pedalada foi contada uma breve história das obras e do próprio Oscar Niemeyer. Não só os palestrantes estavam presentes como também alunos de curso de turismo que apresentariam seus trabalhos além de outros ciclistas que se juntaram ao grupo.

A história das obras

Após darmos uma volta pela Praça Popular de Niterói e e termos uma descrição das obras fomos em direção ao MAC - Museu de Arte Contemporânea. 

Pedal e muito papo

A primeira parada foi na Praça Juscelino Kubitschek, onde nela encontramos a escultura de bronze encenando uma conversa entre Oscar Niemeyer e Juscelino Kubitschek sobre a construção de Brasília.

Niemeyer e JK
Também foi feito um pequeno relato sobre a construção da praça que foi iniciada na segunda metade do século XX, como homenagem ao Presidente Juscelino Kubitschek. Feita para simbolizar a futurismo do governo JK e marcar o fim das obras que resultaram no Aterro da Praia Grande. Com a última reforma a praça foi incorporada ao Caminho Niemeyer, e tendo a arquitetura do próprio Oscar Niemeyer.

Atenção para o guia

A última parada antes de chegarmos ao MAC - Museu de Arte Contemporânea foi na Reserva Cultural de Niterói, obra também do prestigioso Oscar Niemeyer e composta de modernas salas de cinema, cafés, restaurantes, cafeterias entre outras facilidades.

A Reserva Cultural fica em uma área de agitada vida noturna e que ainda mantém características arquitetônicas e urbanística do século passado é cercada pelo complexo do campus da UFF Gragoatá e onde estão situados a Igreja de São Domingos, que foi construída em 1652 e recebia constantes visitas da família real, além da Estação Cantareira, que foi um antigo estaleiro e estação das barcas e foi construído no início do século XX e onde hoje funciona o Espaço Cultural Estação Cantareira.

Igreja de São Domingos
Durante o percurso, tivemos uma surpresa nada agradável, um caminhão da Skoll estacionado sobre a ciclofaixa, causando risco para os ciclistas, principalmente para aqueles que vão em direção contrária a da mão da via. Infelizmente esta ocorrência é muito comum no local devido a falta de fiscalização.

Lamentável


Outra surpresa desagradável que tivemos ao longo do trajeto foi constatar que a ciclofaixa, que já é precária e mal feita, teve seu tamanho reduzido. Ficamos sabendo que esta repintura foi feita sem o conhecimento do Niterói de Bicicleta.

Perda de espaço na ciclofaixa

Não podemos deixar de concordar que este é um dos trajetos mais bonitos que temos pela orla de Niterói e faz parte não só do roteiro Orla como também do roteiro Niemeyer (que se sobrepõe).

Pão de Açúcar e Cristo Redentor ao fundo

Na chegada ao MAC, ainda no patio do mesmo, tivemos uma aula sobre a arquitetura com o Felipe Simões, estagiário do programa Niterói de Bicicleta e estudante de arquitetura da UFF. Onde foi explicado todo o contexto da obra no local.

Aula de Felipe Simões

Ainda tivemos uma visita guiada com o guia do próprio MAC - Museu de Arte Contemporânea explicando não só o contesto da obra de Niemeyer mas também da proposta do museu.

Mac, Pão de Açucar, Ilha da Boa Viagem 

Interior do MAC - Todos prestando atenção

A primeira parte do segundo dia do I Encontro Para o Desenvolvimento do Cicloturismo se encerrou no MAC, os palestrantes convidados tiveram o dia livre para visitar a cidade de Niterói e realmente visitaram. Parte do grupo foi fazer um pedal até a Fortaleza Santa Cruz e depois subiram o Parque da Cidade.

O dia ainda continuou com a mostra acadêmica, onde foram apresentados trabalhos acadêmicos voltados à temática do cicloturismo.

Leia também a parte I e a parte II.



5 km?
Experimente ir de bicicleta!


































Nenhum comentário:

Postar um comentário