Um dia depois de divulgarmos uma contagem de 159,5 ciclos/hora da Rua São Lourenço (AQUI), contagem esta maior do que a da própria Av. Amaral Peixoto, que possui ciclovia, somos surpreendidos uma uma "nova ciclofaixa", contudo uma surpresa que poderia ter sido boa na verdade se tornou amarga.
A ciclofaixa foi estreitada!
Pode parecer pouco, mas para as 159,5 vidas que transitam por esta via todos os dias não é. O espaço não é nem mesmo suficiente para que dois ciclistas se cruzem ou façam ultrapassagem, sempre pondo em risco aquele que tem que ir para a rua.
A ciclofaixa ainda é usada por pedestres, já que na Rua São Lourenço não existe calçada.
15% dos ciclistas da cidade partem da zona norte e a Rua São Lourenço é a principal via de passagem para chegarem ao centro ou a zona sul.
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Da mesma forma em diversos trechos da ciclofaixa viram estacionamento, já que não tem fiscalização. Talvez agora não vire mais estacionamento, já que o tamanho da ciclofaixa não comporta mais um carro.
A indignação se torna maior pois a melhoria da estrutura cicloviária foi compromisso assumido pelo atual prefeito Rodrigo Neves ao assinar a CARTA COMPROMISSO PELA MOBILIDADE ATIVA.
Enviamos mail para:
Niterói de Bicicleta e NitTrans (que é a verdadeira responsável por autorizar ou não a implantação de ciclovias e ciclofaixas). O mail ainda foi copiado para os vereadores, Daniel Marques, Leonardo Giordano e Paulo Eduardo Gomes, para o coletivo Pedal Sonoro e para a Fecierj, além de órgãos da imprensa.
Segue abaixo a transcrição do mail:
"Prezados,
É com grande decepção e indignação que constatamos que a Rua São Lourenço, via recentemente recapeada, não teve a implementação de uma estrutura cicloviária segura efetivada, pelo contrário, no momento da pintura da “nova ciclofaixa” a mesma foi estreitada.
O perigo aumenta pois na dita ciclofaixa não podem passar duas bicicletas juntas e ainda tem que ser compartilhada com pedestres devido a inexistência de calçadas. Tudo fica ainda mais perigoso com a completa falta de fiscalização onde a já precária ciclofaixa vira estacionamento.
Estamos falando de uma via de onde circulam, de acordo com a última contagem feita pelo Mobilidade Niterói no dia 29 de novembro de 2016, 159,5 VIDAS por hora! Um aumento de 23,64% em ralação ao mês de agosto de 2015.
Relatório pode ser acessado pelo link: https://drive.google. com/file/d/0BzvrL- ZNi5iNYmtRN0dvT1JvWUk/view
ou
Temos que lembrar também da carta compromisso assinada pelo prefeito reeleito Rodrigo Neves, que pode ser acessada pelo link: https://pedalsonoro.com.br/ 2016/09/09/carta-compromisso- niteroi-2016/, onde destacamos o seguinte trecho:
“2) Ajustar, concluir e executar, de maneira gradual, o Plano Cicloviário de Niterói elaborado pela empresa TC Urbes, assegurando a participação dos usuários e a transparência do processo.
...
5) Construir novas infraestruturas e aprimorar as existentes, essenciais para o deslocamento de pedestres e ciclistas (malha cicloviária, sinalização, faixas de pedestre, calçadas etc). Valer-se das intervenções urbanas e viárias, periódicas ou não, para a inclusão dessas estruturas, de forma a aumentar a segurança das pessoas;”
...
8) Implantar, com urgência, a conexão cicloviária Zona Sul – Centro – Zona Norte (Avenidas Marquês de Paraná – Jansen de Melo), por meio de estrutura segregada do trânsito de veículos motorizados;”
Tendo em vista tal absurdo que encontramos em relação ao compromisso assinado e o desprezo pelas vidas daqueles pais, mães, crianças que circulam pela Rua São Lourenço vindo e indo para Zona Norte da cidade, já tão mão assistida, e em nome da transparência pública, solicitamos com urgência:
- Apresentação pública do projeto cicloviário elaborado pela TC Urbes para implementação do sistema cicloviário na Rua São Lourenço e Av. Marquês de Paraná.
- Apresentação pública dos projetos elaborados pelo próprio Niterói de Bicicleta em relação a Rua São Lourenço e Av. Marquês de Paraná.
Deixamos claro que não é aceitável que nenhuma ciclovia ou ciclofaixa já existente e consagrada tenha seu tamanho reduzido em função de uma suposta melhora na “fluidez no trânsito”. Melhorar a “fluidez no trânsito” é hoje internacionalmente consagrado que seja, entre outras medidas, incentivado o uso da bicicleta, principalmente em uma cidade com as dimensões e relevo de Niterói.
No anexo fotos da ciclofaixa da Rua São Lourenço
Certos da pronta atenção de todos."
facebook/mobilidadeniteroi
Passei por lá ainda há pouco e vi que a pintura foi refeita. Agorá há espaço para 2 ciclistas passarem. Fiz uma filmagem e coloquei no FB.
ResponderExcluirEspero que hoje a noite eles coloquem segregadores! :-)