sexta-feira, 4 de março de 2016

78,68%

Por Sérgio Franco


Fevereiro 2016
Mais uma contagem, mais um aumento! 78,68% para ser mais exato se comparamos os números de Fevereiro de 2015 com os de Fevereiro de 2016. O que mais impressiona é que não tivemos nenhuma melhora na estrutura cicloviária neste período e apenas podemos destacar a tentativa de uma ciclofaixa na Av. Marquês de Paraná que foi, aos poucos, "retirada" de forma não oficial pela NitTrans.

De qualquer forma, a constatação e os números estão aí, a população vem aderindo ao uso da bicicleta e dos demais transportes ativos apesar das dificuldades.
Maior contagem em Outubro/2015

No acompanhamento de 12 meses (Novembro não houve contagem e foi acrescentado contagem extra em agosto com a implantação da ciclofaixa) podemos constatar a tendência de crescimento no uso dos transportes ativos.

Já tínhamos constatado um aumento de 33,85% na comparação de Janeiro de 2015 com Janeiro de 2016 e esperávamos que também seria identificado um aumento em Fevereiro de 2016 em relação a Fevereiro de 2015, só não esperávamos que este crescimento chegasse aos 78,68% já destacado acima.

Fevereiro 2015/2016

Fevereiro de 2016 também teve um aumento no número de mulheres usando a bicicleta se comparado com Fevereiro de 2015. O aumento se manteve nos 5% já constatado em Janeiro.




A média da participação das mulheres no uso da bicicleta em 2015 foi de 13,16%, mas se analisarmos somente os últimos 12 meses a media sobe para 13,53%

Temos que lembrar que este acompanhamento mensal é feito em um ponto específico, Av. Amaral Peixoto altura da Av. Visconde de Rio Branco, outros pontos possivelmente possuem uma participação maior das mulheres e também podem ter tido, e provavelmente teve, um crescimento maior no número total de ciclistas.

Lamentamos  apenas o aparente descaso da  Prefeitura de Niterói com o crescimento do uso da bicicleta (e outros transportes ativos) e mais do que isso, não esta criando condições para que mais pessoas optem pelas bicicletas. Sim, existe uma demanda reprimida no uso da bicicleta como meio de transporte por não existir uma estrutura segura (Matéria relativa a demanda reprimida AQUI), ou seja, mais pessoas poderiam estar adotando a bicicleta se existisse esta estrutura e consequentemente menos carros estariam nas ruas.

Vale sempre lembrar o que são 5 km!

5 Km.


O relatório de Fevereiro de 2016 pode ser baixado aqui!





2 comentários:

  1. Olá, irmãos! Aderi à bicicleta desde outubro do ano passado. Uso as ciclofaixas da Roberto Silveira e Amaral Peixoto. Hoje posso dizer que a bicicleta é um meio de transporte para mim CASA-TRABALHO. Estou feliz com isso. Quero anotar minha preocupação com a Prefeitura, que parece ter desistido das ciclorrotas.

    ResponderExcluir
  2. Acompanhe as atividades do Mobilidade Niterói, Bicicletada/Massa Critica Niterói e Niterói de Bicicleta (este é programa do Governo). Estamos sempre muitos próximo da Prefeitura para cobrar e/ou ajudar na melhoria das condições para os ciclistas. Parabéns por ser mais um a descobrir a praticidade da Bicicleta.

    ResponderExcluir