domingo, 8 de maio de 2016

Uma Nova Pesquisa! Niterói - Bicicleta, Lazer e Turismo!

Por Sérgio Franco




Estamos lançando uma nova pesquisa!

Sim, resultado da parceria entre Mobilidade Niterói, Pedal UFF-Tur, Planett e Programa Niterói de Bicicleta, esta pesquisa tem o objetivo de identificar o perfil das pessoas que realizam passeios na cidade por meio da bicicleta, os locais que são mais visitados, suas motivações e até problemas encontrados na infraestrutura, cicloviária e turística. 

Espera-se que o resultado possibilite o desenvolvimento e implantações de ações para o fomento do cicloturismo na cidade.
Formulário AQUI

Quem deve responder? 

Pessoas que utilizam ou utilizaram, em qualquer data, a bicicleta para deslocamento na cidade de Niterói com motivação de lazer, passeio ou conhecimento do município.

Todos que acompanham notícias sobre mobilidade urbana já sabem do crescimento do uso da bicicleta como meio de transporte.

E diversas pesquisas e contagens realizadas, por diversos coletivos, associações, ongs e pelo próprio Mobilidade Niterói, já comprovam o que vemos todos os dias nas ruas, mais pessoas usando as bicicletas com as mais diversas finalidades e uma delas envolve o turismo.

Mas vamos entender o turismo em um sentido mais amplo e não só naquele em que a pessoa esta em viagem mas também quando ela simplesmente esta passeando, mesmo em que sua própria cidade, só para pedalar, ir para aquele seu local favorito, ou ir conhecer aquela nova atração ou mesmo aquela antiga na qual nunca tinha ido.

E o que não falta em Niterói são atrações para serem visitadas. 
Portugal Pequeno
Podemos destacar algumas das mais agradáveis para se ir de bicicleta, como Portugal Pequeno, que tem uma vista inusitada da Ponte Rio-Niterói, as ruas calmas da Ponta da Areia e seu famoso Mercado de Peixe; A paisagem deslumbrante de Jurujuba e os barcos da colônia de pescadores; a famosa Fortaleza Santa Cruz muito visitada por ciclistas; a Ilha da Boa Viagem com sua paisagem e construções históricas; as obras de Oscar Niemeyer, do Teatro Popular, passando pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC), incluindo ainda o terminal das barcas em Charitas, além dos museus Janete Costa, Solar do Jambeiro, o Teatro Municipal a igreja de São Francisco entre tantas outras atrações.

Ponta da Areia
Mas quem são os ciclistas que visitam estas atrações? São moradores de Niterói? São de cidades vizinhas? Eles veem de outros estados e países? O que costumam visitar quando estão aqui? São famílias? Veem sozinhos? 

Como tomaram conhecimento de nossa cidade?

E quando veem, por que vão à determinadas atrações e não em outras? É por que não tiveram interesse? É por que não sabiam daquela atração? Ou por que não acharam seguro para pedalar?

Todas estas informações serão importantes para elaboração de projetos que fomentem mais o cicloturismo na cidade. Niterói é uma cidade plenamente ciclável, e suas mais diversas atrações podem ser visitadas de bicicleta. E a proximidade com o Rio de Janeiro e a facilidade de se chegar aqui tem que ser exploradas.

Jurujuba

E logicamente, quanto mais bicicletas, quanto mais pessoas utilizando bicicletas, mais serão as pessoas encorajadas a passar à usa-las também. Ou seja, mais bicicleta, menos carros, uma cidade para pessoas uma #niteroiparapessoas.

Então, participe da pesquisa, o formulário pode ser acessado AQUI! 
E ajude divulgando e compartilhando em suas redes sociais.

A sua participação é muito importante mesmo!

Para informações e/ou comentários: pedalufftur@gmail.com

Nossos links:
www.pedalufftur.blogspot.com.br/
www.niteroidebicicleta.rj.gov.br/
www.mobilidadeniteroi.com

São Só 5 Km!
Experimente Ir de Bicicleta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário