Nos dias 3 e 4 de Maio, o Mobilidade Niterói realizou a contagem de ciclos na ciclofaixa da Rua Prof. Miguel Couto.
Aproveitamos também e fizemos a contagem dos 4 trechos que compõem o cruzamento das Ruas Prof. Miguel Couto com Min. Otávio Kelly.
Para isto mudamos um pouco o sistema e usamos um aplicativo de contagem Thing Counter.
Ficamos prejudicados nas tradicionais fotos que o Mobilidade Niterói faz, contudo conseguimos fotografar grande parte dos ciclistas e de alguns flagrantes.
Fomos surpreendidos com os números, na Rua Prof. Miguel Couto, no trecho entre a Rua Min. Otávio Kelly e a Av. Roberto Silveira chegamos a contabilizar 86 ciclos/hora!
Até 86 ciclos/hora |
Até 92 ciclos/hora |
O Niterói de Bicicleta acertou em escolher esta Rua para a implementação da ciclofaixa. O próprio Mobilidade Niterói não esperava números tão expressivos e que acreditamos aumentarão.
A ciclofaixa já tinha tido uma boa aceitação por parte dos ciclistas como podemos ver no resultado da Enquete de Abril, onde 29% julgaram a ciclofaixa como boa e ótima, 21% regular e 21% ruim e péssima.
Os problemas existem e a falta de fiscalização e sinalização prejudicam o respeito a ciclofaixa que é bidirecional.
Os ciclistas que às utilizam possuem os mais variados perfis, não se limitando aos estudantes, como poderia ser esperado por alguns devido aos 3 colégios existentes na Rua Miguel Couto.
Mas destacamos o grande número de pais e mães levando seus filhos pequenos na cadeirinhas das bicicletas.
Isto demonstra que estamos vivendo uma mudança de hábitos e que cada vez mais pais optam por usar as bicicletas para levarem seus filhos paras escolas, colégios e creches.
A ciclofaixa já tinha tido uma boa aceitação por parte dos ciclistas como podemos ver no resultado da Enquete de Abril, onde 29% julgaram a ciclofaixa como boa e ótima, 21% regular e 21% ruim e péssima.
Os problemas existem e a falta de fiscalização e sinalização prejudicam o respeito a ciclofaixa que é bidirecional.
Diversos perfis de usuários |
Os ciclistas que às utilizam possuem os mais variados perfis, não se limitando aos estudantes, como poderia ser esperado por alguns devido aos 3 colégios existentes na Rua Miguel Couto.
Mas destacamos o grande número de pais e mães levando seus filhos pequenos na cadeirinhas das bicicletas.
Isto demonstra que estamos vivendo uma mudança de hábitos e que cada vez mais pais optam por usar as bicicletas para levarem seus filhos paras escolas, colégios e creches.
Relatório COMPLETO AQUI |
Também fizemos a contagem de ciclos nos trechos entre as Ruas Herotides de Oliveira e Miguel Couto e também entre a Rua Domingues de Sá e Miguel Couto.
No trecho entre a Rua Herotides de Oliveira e Rua Miguel Couto foram contados até 26 ciclos/hora, já no trecho entre a Rua Miguel Couto e Domingues de Sá foram contados até 50 ciclos/hora.
Outras contagens, pesquisas e relatórios já vem demonstrando que a população esta descobrindo a bicicleta como meio de transporte, e isto não poderia ser diferente, principalmente em Niterói, onde se pedalando 5 km você praticamente cruza toda a cidade.
Cabe agora aos órgãos chaves da administração fazerem a sua parte, ou seja, que a NitTrans e a Secretaria de Urbanismo e Mobilidade façam a sua parte. A NitTrans tem que entender que velocidade máxima não é velocidade média do fluxo de veículos e a Secretaria de Urbanismo e Mobilidade tem que entender que bicicleta não é só lazer e saúde, é mobilidade, e ambas tem que entender que SIM, mais bicicletas são menos carros, menos carros é melhor a fluidez do trânsito para todos, inclusive para quem vai ter que continuar usando o carro.
www.mobilidadeniteroi.com
facebook/mobilidadeniteroi
No trecho entre a Rua Herotides de Oliveira e Rua Miguel Couto foram contados até 26 ciclos/hora, já no trecho entre a Rua Miguel Couto e Domingues de Sá foram contados até 50 ciclos/hora.
Outras contagens, pesquisas e relatórios já vem demonstrando que a população esta descobrindo a bicicleta como meio de transporte, e isto não poderia ser diferente, principalmente em Niterói, onde se pedalando 5 km você praticamente cruza toda a cidade.
Cabe agora aos órgãos chaves da administração fazerem a sua parte, ou seja, que a NitTrans e a Secretaria de Urbanismo e Mobilidade façam a sua parte. A NitTrans tem que entender que velocidade máxima não é velocidade média do fluxo de veículos e a Secretaria de Urbanismo e Mobilidade tem que entender que bicicleta não é só lazer e saúde, é mobilidade, e ambas tem que entender que SIM, mais bicicletas são menos carros, menos carros é melhor a fluidez do trânsito para todos, inclusive para quem vai ter que continuar usando o carro.
www.mobilidadeniteroi.com
facebook/mobilidadeniteroi
São só 5 km
Tire proveito da distância e use a bicicleta
5 km
Nenhum comentário:
Postar um comentário