sábado, 30 de abril de 2016

Resultado da Enquete de Abril: Ciclofaixa da Miguel Couto

Por Sérgio Franco




Os resultados da enquete de Agosto foram bem equilibrados quanto a percepção dos ciclistas sobre a ciclofaixa instalada no Rua Miguel Couto.



10% dos que não puderam opinar, disseram que passariam a usar a ciclofaixa. 
Mas quando separamos as opiniões dos que utilizam a ciclofaixa notamos uma pequena vantagem para as avaliações positivas (9% a mais sobre as negativas).


Alguns dos que responderam ao questionário deixaram suas opiniões sobre a ciclofaixa:

  • A estrutura não passa de uma simples pintura no chão, sem sinalização e seguegadores.
  • Não era necessária. Mas seja bem vinda. 
  • Ajudou muito nos deslocamentos diários 
  • Em muitos locais o asfalto está danificado, os automoveis não respeitam. Deveria existir sinalização com placas e com tachões no chão, se quiserem fazer uma ciclofaixa decente.
  • Falta segregação física pesada. Olho de gato não conta - tem que ser meio fio mesmo.
  • Asfalto em péssimo estado. A ciclofaixa não é conectada à outras ciclovias ou ciclofaixas. Carros bloqueiam a ciclofaixa nos cruzamentos.
  • Sem utilidade, afinal o jardim icarai tem  ruas super tranquilas para serem compartilhadas entre carros e carros. Está Ciclofaixas não tem ligação com a ciclovia da Roberto Silveira, nem um semáforo tem. O ciclista chega na Roberto Silveira e faz o que ? Vão pela calçada até o sinal ? Divide a rua com os ônibus ? Na minha opinião a instalação da Ciclofaixas foi um "cala boca" e justificar instalação do "Rotativo". E esta um lixo,  nem tampar os buracos taparam. Prefeitura porca.
  • A ciclovia é uma "mão na roda" para os usuários. Mas o fato é que não é respeitada por carros e caminhões. Não há uma fiscalização. Em dia de missa na porciúncula não há um espaço. É estacionamento de ponta a ponta. 
  • Precisa de algumas melhorias em relação ao asfalto, pois tem alguns buracos e desníveis.
  • Faltam placas indicativas para alertas os carros que a cruzam de que existe fluxo de bicicletas vindo no sentido oposto ao dos veículos.
  • Essa ciclofaixa passa na maior parte sobre a calha de águas pluviais e sobre asfalto esburacado, ela também é estreita. Além disso ninguém respeita porque não tem sinalização nem fiscalização. Deveria ter alarde quanto a isso. 
  • faltam segregadores, e sinalização. mas o mais importante é: cade aquela parte em vermelho da foto q integraria com a ciclofaixa da roberto? o q acontece na realidade é, a faixa acaba do nada, no mesmo local onde os carros viram a esquina a toda e não ha qualquer sinalização de respeito ou atençao para ambas as partes. Podia ser melhor e podia ser ótima! mas ainda não.
A ciclofaixa tem seus problemas e que devem ser solucionados pela Prefeitura de Niterói o quanto antes, mas é mais um passo que damos em direção ao uso da bicicleta como meio de transporte.

Na nossa opinião, o ponto crítico é o começo da ciclofaixa na Rua Miguel Couto quando esta se encontra com a Av. Roberto Silveira. 

A sinalização precária não alerta o motorista que segue para a Miguel Couto sobre a ciclovia. Da mesma forma a demarcação cruzando a Roberto Silveira se faz necessária e a mudança do sinal de lugar para mais próximo da Miguel Couto também traria mais segurança.

A Enquete de Maio já esta no AR só clicar AQUI!


Raio de 5 km
Seu destino esta dentro deste raio?
Seja inteligente e use a bicicleta!
5 km do Centro e do Shopping Itaipu Multicenter






Nenhum comentário:

Postar um comentário