quinta-feira, 28 de abril de 2016

15ª Contagem de Ciclos da Av. Amaral Peixoto

Por Sérgio Franco



114 ciclos/hora
No último dia 27 de Abril, o Mobilidade Niterói, realizou mais uma contagem de ciclos na ciclovia da Av. Amaral Peixoto.

Como já não é mais surpresa para nós e nem para todos os ciclistas, novamente, constatamos um aumento no número de ciclos. Isto com greve nas escolas estaduais e com a UFF (Universidade Federal Fluminense) ainda em férias.

Relatório completo AQUI
Foram 114 ciclos/hora contados, segunda maior contagem já realizada desde Janeiro de 2015.

Além do que já observamos acima, o dia também amanheceu instável, com previsão de chuva e na parte da manhã chegou a chuviscar. 

Contudo nada disto impediu que o número de ciclos, em especial as bicicletas, aumentassem.

Foi um aumento de 2,7% quando comparados os números de Abril de 2015 com Abril de 2016, mas mais do que isto, quando comparamos a médias de cada últimos 12 meses constatamos um aumento de 93,8 ciclos/hora para 101,73 ciclos/hora.

Aumento constante
A bicicleta parece já ser uma realidade em nossa cidade e necessita que a administração aumente a estrutura cicloviária existente para, não só oferecer melhor conforto e segurança para os atuais usuários, como também atrair novos usuários de transportes ativos, com destaque para a bicicleta como veículo mais utilizado.

Muitos ainda não adotaram a bicicleta por insegurança devido a falta de ligações seguras entre os Bairros, com destaque para as ligações entre as Zonas Norte, Sul e Centro de Niterói. Sendo que as grandes barreiras são a Av. Marquês de Paraná e ligação da Zona Norte com a Rua São Lourenço. Sendo que esta última também tem seus próprios problemas. 

Comemorações pelo crescimento à parte, temos que destacar os flagrantes que fizemos no dia das contagens: 

Uso irregular da ciclovia
Temos que admitir que neste dia havia uma forte presença da NitTrans nas imediações. Vimos viaturas e pelo menos 3 agentes.

Para melhorar a fluidez do trânsito para aqueles que precisam usar seus automóveis, temos que tornar as ruas mais seguras para as bicicletas. 


São só 5km
Tenta a bicicleta



Nenhum comentário:

Postar um comentário