quarta-feira, 6 de abril de 2016

Definida Data de Licitação do Bicicletário das Barcas.

Por Sérgio Franco


Bicicletário das barcas

Foi publicado hoje, 06 de Abril de 2016, no Diário Oficial, a convocação para a licitação que esta marcada para o dia 20 de Abril, às 15 horas. O modelo escolhido foi a tomada de preços.

Foi uma longa espera.

O bicicletário é uma demanda antiga que iniciou em 2014 e resultado de uma campanha intensa dos ciclistas que, através do Massa Crítica Niterói, se organizaram e fizeram um abaixo assinado que colheu 3600 assinaturas, onde foi pedido um bicicletário PÚBLICO, SEGURO E GRATUITO. 

O pedido pelo bicicletário foi reforçado em audiência pública realizada na Câmara dos Vereadores e ainda em reunião realizada no gabinete do prefeito e com a presença do mesmo, onde em ambas foram feitos promessas de que seria construído o bicicletário, primeiro prometido para final de 2014 e depois para final de 2015.

O que era necessário se tornou urgente devido ao crescimento do número de usuários de bicicleta como meio de transporte que em Fevereiro registrou um aumento de 78,68% quando comparado com Fevereiro de 2015 (Matéria AQUI).

O antigo bicicletário.

Bicicletário Atual

O antigo bicicletário já não atende a demanda e muito menos traz segurança, são apenas 72 vagas. Na verdade o que chamamos de bicicletário hoje são paraciclos colocados juntos em um pequeno espaço em frente a antiga estação dos catamarãs.

Não são raras as vezes em que os usuários não encontram vagas disponíveis sendo também comuns os furtos de bicicleta no local.

Pesquisa.

O Mobilidade Niterói em parceria com o Niterói de Bicicleta realizou uma pesquisa junto aos usuários do atual bicicletário e foram obtidos números impressionantes quanto ao perfil dos mesmos:

Destino

Foi constatado que 75% dos usuários do atual bicicletário tem como destino o Rio de Janeiro. Os motivos por esta opção de deixar a bicicleta em Niterói variam muito e vão desde falta de um local melhor no Centro do Rio, a proximidade do local de destino à estação das barcas na Praça XV e até a praticidade de não ter que fazer o embarque da bicicleta nas barcas.



Frequência de uso
A frequência com a qual as bicicletas são deixadas no bicicletário também é grande e caracterizam um uso totalmente voltado para a mobilidade urbana.

80% dos usuários fazem uso do bicicletário de 3 à 5 dias por semana, isto indica um uso basicamente nos dias de semana, ou seja, mobilidade.

Ao contrário do que sugeriria o uso recreativo que são só de 7%, ou seja, 1 à 2 dias por semana.

O tempo de permanência foi outro fator que indicou o principal uso da bicicleta pelos usuários do atual bicicletário, ou seja, transporte, onde 23% deixam suas bicicletas estacionadas entre 7 e 8 horas e 54% deixam mais de 8 horas.

Outro destaque esta para o grau de instrução dos ciclistas que fazem uso do bicicletário das barcas 

Grau de instrução
49% possuem superior completo, 12% são pós graduados, 15% estão cursando o nível superior. O que pode surpreender muitos.

Da mesma forma a renda também pode surpreender o senso comum onde 29% alegaram, na data da pesquisa, ganharem mais de R$ 5.516,01. Esta é uma dica para o comercio das oportunidades que estão perdendo.

O projeto.

Bicicletário Novo

O projeto desenvolvido pela equipe do Niterói de Bicicleta (Isabela Ledo, coordenadora e Filipe Simões, estagiário) é simples, funcional e de fácil ampliação para poder atender rapidamente o aumento da demanda quando for necessário. 

O que demonstra a visão de mobilidade pelos integrantes do Niterói de Bicicleta, ao contrário da visão dos responsáveis da Secretária de Urbanismo e Mobilidade para quem, nas palavras da secretária, a bicicleta é bom para saúde e lazer (Vídeo da secretária de Urbanismo e Mobilidade respondendo sobre bicicleta AQUI).

O projeto prevê 424 vagas – 136 horizontais e 288 verticais -, e estará à disposição dos ciclistas 24 horas por dia. E é icônico pois ocupará uma área que hoje é um estacionamento de carros e poderá ser constatada a proporção de espaço ocupado pelos dois meios de transporte.

No mesmo espaço

O bicicletário terá recepção, bebedouro, área de descanso, área para manutenção básica e bombas de ar, ocupando uma área de total de 478 metros quadrados aproximadamente. A previsão é que a obra esteja concluída no segundo semestre.

Projeto do novo bicicletário

Funcionamento.

Ainda estão sendo decididos como será o funcionamento do mesmo, se totalmente gratuito ou se será cobrado algum valor simbólico. Se a promessa for cumprida esta é uma decisão que deverá ser tomada rapidamente pois o bicicletário estará pronto já no segundo semestre.

De qualquer forma é uma vitória dos ciclistas. O projeto em si é excelente e com uma alta capacidade de ampliação. A perspectiva é que seu uso seja intenso e que a demanda aumente rapidamente, já que Niterói é uma cidade altamente ciclável devido as proximidades de suas distâncias, inclusive com o centro do Rio. 

A maior barreira encontrada hoje para uma maior adesão a este meio de transporte é a falta de infraestrutura cicloviária na Zona Norte e uma ligação segura pela Av. Marquês de Paraná com a ciclovia da Av. Roberto Silveira e com a ciclofaixa da Rua São Lourenço, mesmo que esta última ainda seja muito precária.

Mas certeza este bicicletário ajudará no crescimento do uso das bicicletas na cidade e isto trará novas demandas por um sistema cicloviário mais seguro e de melhor qualidade e mais pessoas deixarão seus carros em casa melhorando com isto o fluides do trânsito para aqueles que tem que usar o automóvel.



São só 5 km!
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Aproveite a distância e deixe o carro em casa!

















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