sábado, 2 de abril de 2016

30 km/h

Por Sérgio Franco


Vantagens dos 30 km/h


Por que 30 km/h? 

Podemos começar pela distância de frenagem, que é a mínima distância que um veículo percorre para conseguir parar completamente antes de atingir um obstáculo. 

E aí temos uma primeira vantagem da velocidade reduzida, a distância que o veículo percorre até atingir, digamos, um pedestre ou um ciclista.

Distância de Frenagem

Claro que diversas condições trazem variações para a distância que o veículo percorre até parar totalmente, contudo a realidade é uma, quanto menor a velocidade menor será a distância percorrida pelo veículo até parar; e nisto todos concordam.

Mas as fatalidades também estão diretamente relacionadas as velocidades das vias:

“A Organização Mundial da Saúde chegou à fórmula que relaciona risco de acidentes e de mortes ao aumento da velocidade por meio de cálculos baseados em relatórios de ocorrências de trânsito enviados por todo o mundo e compilados em 2004. Pela equação, quando se ultrapassa em 1% o limite de velocidade em uma via, os riscos médios sobem 3% e o perigo de morte cresce até 5%“. Fonte: Estado de Minas

E a grande vítima é o pedestre e/ou ciclista, que convenhamos, são maioria nas áreas urbanas da cidade e todos são pedestres em algum momento, além disto Niterói é um caso típico onde estas velocidades são regulamentadas acima do ideal.

Probabilidade de sobrevivência em atropelamentos.

Nas "zonas 30" o risco de morte por atropelamento é de 5%, contudo o risco sobe absurdamente para 45% de risco de morte em velocidade de 48 km/h.

Na Av. Marquês de Paraná a velocidade regulamentada é de 60 km/h dentro de uma área urbana e densamente povoada.

Mas, seria possível diminuir a velocidade para 30 km/h na Av. Marquês de Paraná?

Nos parece que sim. Por que? Porque simplesmente a velocidade média real no trecho de exemplo ao longo do dia esta abaixo dos 30 km/h.

Fonte: Google Maps

Fonte Google Maps

Sim, registramos velocidades maiores, principalmente quando existe um tráfego menos intenso, mas lembre-se, estamos falando na velocidade média do trecho e não em instantes de velocidade. Os ciclistas sabem muito bem esta diferença, pois não raras vezes se encontram com aquele carro que ultrapassou eles logo ali mais na frente parado em algum sinal ou "gargalo" no trânsito.

As velocidades reduzidas, além de salvar vidas, podem ainda trazer um bônus aos motoristas.

O efeito "funil", quando vários carros vão "rapidamente" para um mesmo trecho que se estreita, ou vão entrar em ruas transversais. E vemos muito disto na Av. Marquês de Paraná.

A velocidade reduzida diminui o efeito "funil" pois o volume de tráfego que chega nestes "gargalos" acaba sendo adequado para que o este efeito não ocorra, como podemos ver no vídeo onde Doug MacDonald, ex secretário  do Departamento de Transporte do Estado Washington.


via GIPHY

Como podemos ver, sim, as velocidades reduzidas melhoram a segurança das pessoas e sim, podem inclusive melhorar o fluxo de veículos.

Deve ser 30 km/h? Talvez não, talvez sim, isto depende de um estudo mais aprofundado, mas que na Av. Marquês de Paraná isto é possível, é.


Mora dentro do raio de 5 km?
Tire proveito da distância!

Deixe o carro em casa e
Vá de BICICLETA!



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