sexta-feira, 8 de abril de 2016

Quem é o responsável?

Por Sérgio Franco





2 dias, 2 acidentes com ciclistas confirmados e 1 sendo apurado, 1 morte.

facebook/niteroidebicicleta
Na Charitas:

Juliany Cola Fernandes Rodrigues‎ para Niterói de bicicleta
1 h
"Hoje por volta de 6:30 da manhã houve o atropelamento de um ciclista em SF, próximo ao catamarã. Não era atleta, era um usuário de bike como meio de transporte, por sinal um senhor idoso. Passei numa volta e não havia nada, qd voltei para o mesmo ponto (nosso percurso de treino é uma volta de 4km) a confusão já estava armada e os bombeiros fazendo o primeiro resgate. Não faleceu por pouco, ficou bem machucado. Com certeza o cara que atropelou estava correndo muito, talvez até bêbado, pq ele ainda acertou forte dois carros que estavam estacionados. Fiquei bastante triste. O motorista inicialmente fugiu correndo, mas depois acabou voltando. Alguns ciclistas viram e pararam na hora pra ajudar no trânsito antes que os bombeiros chegassem. Enfim.... "

facebook/massacriticaniteroi





Já na Região Oceânica o ciclista conhecido como Adilson "Baiano" faleceu após ser atingido por uma motocicleta.

O ciclista tinha apenas 24 anos e estava pedalando na Av. Central.








Temos informação de mais acidente ocorrido ontem no túnel que liga São Francisco à Icaraí, por volta das 16 horas, contudo não temos confirmação do mesmo.

O que é fato é que temos tido um crescimento rápido do uso das bicicletas na cidade de Niterói, 33,85% se comparados dados de Janeiro de 2015 com Janeiro de 2016; 78,68% comparados Fevereiro de 2015 com Fevereiro de 2016, 5,55% entre Março de 2015 e Março de 2016.

Este crescimento é um ganho para TODOS! Quantos mais são os ciclistas, menos são os carros, melhor é o trânsito!

Mas parece que esta visão de uma Niterói ciclável não é compartilhada, primeiro, pela NitTrans, que é a responsável pela fiscalização e regulação das velocidades praticadas na cidade de Niterói. Cidade em que suas principais vias estão localizadas dentro da cidade e em regiões intensamente povoadas, como já mencionamos na matéria "Por que 30 km/h?" . Cabe observar que as velocidades regulamentadas nas áreas urbanas de chegam à 60 km/h. Outro ponto é que, em entrevista, o presidente da NitTrans já declarou ser contra os radares. 

Em segundo, a Secretaria de Urbanismo e Mobilidade parece também não compartilhar da ideia de que bicicletas são um meio de transporte adequado para a cidade onde, o que é preocupante, quando falamos exatamente de urbanismo e mobilidade. Veja o vídeo AQUI.

Ou seja, os dois "órgãos" mais importantes em questão de mobilidade urbana, parecem não entender que mobilidade é também estimular, o uso da bicicleta para que se diminua o número de usuários de automóveis, o que melhora a mobilidade urbana para todos!

Mas como se faz isso? Criando condições seguras, estruturas seguras e planejamento do trânsito visando melhorar a segurança para que mais pessoas usem a bicicleta como meio de transporte. 

Não fazer é ser omisso não só com a questão técnica de se melhorar a mobilidade na cidade é ser omisso com as vidas daqueles que ao longo dos últimos anos começaram a optar pelo uso da bicicleta.

1 morto e 2 feridos em dois dias!

A manchete não é boa. 

E toda vida importa e isto não deve desanimar aqueles que vinham pensando em usar a bicicleta como meio de transporte. 

Outro fato é que, quantos mais ciclistas somos, e estamos crescendo, menos acidentes acontecem:



Ainda hoje ato na "Praça do Ciclista" sobre o Mergulhinho na Av. Marquês de Paraná ás 19 horas promovido pelo Bicicletada Niterói.

"NESTA SEXTA, quem pedala pela cidade de Niterói, precisa chegar junto e lutar pelos seus DIREITOS!
Em menos de 24h foram 3 atropelamentos, um ciclista ferido gravemente em São Francisco e um ÓBITO na Ragião Oceânica.
HOJE, às 19h, no MERGULHINHO (Marques de Paraná x Amaral Peixoto)
Não importa o seu estilo ou o uso que você faça da bicicleta: sua presença é fundamental!!!"





Niterói é ciclável
São só 5 Km
Do Centro de Niterói

Na Região Oceânica

Aproveite a distância 
Deixe o carro em casa
Quem realmente precisa vai te agradecer!






Nenhum comentário:

Postar um comentário