O Mobilidade Niterói fez um
levantamento da velocidade média que encontramos em diversos trechos da Av.
Marquês de Paraná, uma das mais importantes ligações entre a zona norte, zona
sul e centro. Só na ligação entre a zona sul com o centro são mais de 280 ciclos/hora e na Rua São Lourenço foram contatos
mais de 159 ciclos/hora.
Mas como fizemos o levantamento?
Escolhemos o período de 4 a 8 de abril
de 2016, período posterior ao levantamento dos dados usados na elaboração do
relatório (março de 2016) e que, portanto, abrangeu somente os dados
históricos. Consequentemente, as médias de velocidade e tempo de viagem são
relativas às análises históricas da própria ferramenta do Google, sem ter
abrangido eventuais ocorrências em tempo real que alterariam a análise
Para termos maior segurança sobre o funcionamento do Google Maps
entramos em contato com dois sites especializados, enviamos uma imagem de
exemplo e perguntamos como o Google calculava os tempos de viagem:
CanalTech (www.canaltech.com.br)
“Essas são estimativas de quanto pode variar seu tempo de viagem.
No caso citado seria uma média entre os dois valores. 7 se estiver tudo ok e 14
min na pior das hipóteses (se há transito, faróis fechados, terreno ruim, etc).
Média de 10 minutos.”
Resposta do Grupo NZN (www.gruponzn.com)
“O Google utiliza o máximo de variáveis possíveis encontradas no
trajeto para estimar o tempo de viagem, isso inclui velocidades máximas e
mínimas das estradas, histórico de trânsito do local, tipos de estrada, etc.
Depois ele cruza tudo com tempos reais de viagem de um ponto a outro para
chegar a um valor aproximado.”
O horário escolhido para a análise foi de 7 às 22 horas. E foram
escolhidos 4 trechos que fazem a ligação entre a Rua São Lourenço, e a Av.
Quintino Bocaiuva, início da Av. Presidente Roosevelt.
Por ser uma via tão importante nos fez questionar a velocidade regulamentada de 60 km/h, será que é possível baixar esta velocidade? Surpreendentemente nos parece que sim.
Nos 4 trechos analisados constatamos que em mais de 82% do tempo as velocidades médias já são inferiores aos 30 km/h.
Relatório completo AQUI |
Portanto, não existe motivo para que as
velocidades regulamentas para o trechos analisados sejam de até 60 km/h.
Mas qual é o problema com uma velocidade regulamentada de 60 km/h?
Bem, como foi demonstrado no relatório, as velocidade médias dos quatro trechos estudados continuam 82% do tempo inferiores aos 30 km/h, contudo o grande problema que encontramos são os "espaços vazios", trechos em que existem poucos veículos e os motoristas, com uma falsa sensação de estarem ganhando tempo, aceleram, pondo em risco ciclistas e pedestres.
Os trechos analisados foram:
- Rua
São Lourenço à Av. Pres Rooselvelt;
- Av.
Pres Rooselvelt à Rua São Lourenço;
- Rua
São Lourenço à Av. Miguel de Frias;
- Rua
Dr. Paulo Cesar à Rua São Lourenço
A Av. Marquês de Paraná é realmente uma
via de grande fluxo de carros, ônibus e caminhões, mas é também uma área
intensamente povoada, com grande número de pedestres e ciclistas, ou seja,
pessoas.
Não existindo ganho para os veículos
motores com a velocidade de 60 km/h, por que insistir nesta?
Velocidades reduzidas salvam vidas |
Além de não prejudicar a fluidez no trânsito, velocidades menores
salvam vidas, e temos dados de diversas cidades no mundo como vemos na imagem
acima. São resultados positivos na França, Dinamarca, Noruega, Estados Unidos,
Suíça, Suécia e Austrália.
Velocidade máxima alta, como ficou mais uma vez provado, não é
velocidade média alta e é esta que interessa para uma melhor fluidez no
trânsito.
E como podemos ver na demonstração de
Doug MacDonald acima, que foi secretário de transporte de Washington,
velocidade máxima alta, pelo contrário, pode diminuir a velocidade média da via.
Além da óbvia redução da velocidade,
acreditamos que nesta via em particular é essencial a implantação de uma
ciclovia.
A TC Urbes, já elaborou projeto para
uma ciclovia na Av. Marquês de Paraná, a pergunta que fazemos é, cadê este
projeto? Por que ainda não foi implantado? Existem outros projetos para a
via?
A prefeitura de Niterói tem que decidir
se vai ou não aproveitar a vocação que Niterói tem para ser uma cidade amiga da
bicicleta e consequentemente amiga de todos.
São só 5 km Quanto mais pessoas usarem a bicicleta nesta distância melhor será a fluidez do trânsito para quem tem que usar o carro! |
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