segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Vaga Viva em Niterói

Por Ana Luiza Carboni


No último final de semana um grupo de jovens arquitetos, moradores de Niterói e formados na Universidade Federal Fluminense (UFF), instalou uma Vaga Viva na rua Moreira Cesar, em Icaraí. A ação ocorreu durante todo o sábado e contou com o apoio da Prefeitura da cidade, através do projeto Niterói de Bicicleta.  

A Vaga Viva é uma intervenção urbana onde vagas de carros são ocupadas e transformadas em áreas de convivência. A ocupação pode ser feita com bancos, tapetes, plantas, sofás e outros materiais que atraiam as pessoas e estimulem o contato social. Podem, ainda, incluir jogos, brincadeiras, música, livros, trabalhos manuais, etc., tendo como finalidade a reflexão do uso atual do espaço urbano, que é hoje, na maioria das cidades, dominado pelo automóvel.


As questões urbanísticas e de mobilidade estão atualmente em pauta, são assuntos correlatos e de extrema importância num contexto de crescimento demográfico constante. A mobilidade urbana deveria ser tratada pelo poder público de maneira integrada à gestão urbanística, tendo como objetivo o exercício da função social das cidades e da qualidade urbana, visando o bem-estar da população de forma sustentável.

Segundo o grupo, a Vaga Viva “Maré Urbana” é uma ferramenta para esclarecer as pessoas e estimular a reflexão sobre o espaço público, provocando uma visão crítica sobre o planejamento e desenvolvimento da cidade. Os jovens atuam como arquitetos, mas almejam um impacto social, saindo do escritório e vindo para a rua.  

O bairro de Icaraí foi escolhido pela visibilidade e pelo grande número de pedestres nos finais de semana. Os organizadores ainda não planejaram outras intervenções, mas pretendem fazê-lo em breve. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário