Por Sérgio Franco
Alemanha, 10% dos deslocamentos no país são feitos por
bicicleta, algumas cidades alcançam 30%.
Ironicamente, a primeira ciclovia do país foi feita para facilitar a vida dos motoristas tirando os ciclistas das ruas.
Contudo, mesmo hoje, ainda existem problemas entre ciclistas e motoristas e a implantação de ciclovias ainda causa resistência em algumas localidades.
Mas apesar das dificuldades ainda encontradas a administração segue com a implantação e melhoria das ciclovias.
"Nós incentivamos a
bicicleta, que é um meio de transporte saudável e bom para o meio ambiente e,
por isso, achamos correto, em alguns casos, tirar vagas de estacionamento para
construir ciclovias. A prioridade das políticas de mobilidade urbana em Berlim não
está somente com os veículos automotores, mas também com as bicicletas",
afirma Petra Rohland, porta-voz da Secretaria Estadual para Desenvolvimento
Urbano e Meio Ambiente
"O ciclismo está crescendo,
por isso é preciso dar mais espaço para a bicicleta, ampliando a
infraestrutura. Berlim já é uma cidade de bicicletas, mas nós queremos melhorar
as condições para que se torne a cidade amiga da bicicleta na Europa", afirma
Rohland.
A afirmativa de Petra Rohland não
poderia ser mais sintonia com o que hoje vem ocorrendo em nossa cidade. O
aumento perceptível do uso da bicicleta, como a que foi constatada na contagem
da Rua Marquês de Paraná (aqui), ou seja, “...é preciso dar mais espaço para a
bicicleta, ampliando a infraestrutura.”.
A matéria completa feita pelo Deutsche
Welle pode ser vista aqui: Como no Brasil, ciclovias também enfrentaram resistência na Alemanha
©Picture-alliance/dpa/J.Kalaene
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