O Rio saiu na frente, elaborando
uma ciclovia que ligará a Praça Saens Peña à Praça XV, o que trará mobilidade e
benefícios aos comerciantes locais, tanto é que o presidente da Associação
Comercial e Industrial da Tijuca, Jaime Miranda, sugere ainda que sejam incluídas
ciclofaixas que liguem aos bairros de Vila Isabel, Grajaú e Andaraí. (Clique: Reportagem do O Globo aqui).
Niterói tem, efetivamente, duas
ciclovias, a da Av. Amaral Peixoto e a da Av. Roberto Silveira (com todos os
seus problemas que não discutiremos agora), contudo temos um grande gargalo que
impede que toda a potencialidade delas seja atingida, não ligam a Zona Sul ao
Centro, param na Marques de Paraná. A zona norte nem ciclovia têm.
Em pesquisa realizada pelo
Mobilidade Niterói
(Clique: Relatório Preliminar Sobre As Bicicletas Na Cidade De Niterói)
foi constatado que:
- 87% Concordam que uso da bicicleta é uma boa opção como meio de transporte no dia-a-dia.
- 90% Concordam que uso da bicicleta melhora o trânsito nas ruas e avenidas.
- 63% Concordam que o uso de bicicleta NÃO é restrito a alguns perfis/tipo de pessoas.
- 94% dos entrevistados usariam a bicicleta como meio de transporte se determinadas demandas fossem atendidas.
Porém a demanda mais importante
para os não ciclistas adotarem a bicicleta como meio de transporte são
justamente as ciclovias.
As ligações ponto a ponto geram
resultados e diminuem as críticas. Por que? Porque efetivamente atraem novos
usuários das bicicletas para as ruas, e são estes novos usuários que vão mostrar
os resultados positivos que uma ciclovia pode trazer para toda a cidade.
O trânsito melhora, porque mais
pessoas trocam o carro pelas bicicletas; o transporte público melhora, porque
fica mais ágil e confortável com as migrações de passageiros; parte dos
usuários dos carros vão adotar a bicicleta e parte dos usuários dos ônibus
também, contudo outra parte que utilizava o carro vai adotar o transporte
público, todos ganham.
O comércio melhora, pois a
sensação da perda da vaga para um possível cliente acaba simplesmente porque os
clientes estarão usando a bicicleta. E ciclista consome mais que motorista. O
que ocorre é que a ida ao comércio é mais frequente. De certo que o gasto por
viagem é menor, mas os ciclistas vão mais vezes as compras e ao longo do mês o
total gasto por um ciclista é maior que o gasto feito pelo motorista.
Uma ciclovia que não faz uma
ligação de um ponto A ao ponto B não explora todo o potencial de benefícios que
ela tem, e sim, acaba gerando uma desconfiança por parte da população,
principalmente dos comerciantes, quanto aos resultados benéficos que as mesmas
trazem.
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