sábado, 17 de janeiro de 2015

Contagem de Ciclos - Ciclovia Av. Amaral Peixoto.

Por Sérgio Franco



No dia 15 de Janeiro de 2015 o Mobilidade Niterói realizou uma contagem de ciclos na ciclovia da Av. Amaral Peixoto. A ideia é que esta contagem seja feita toda 3ª quarta-feira do mês e com isso acompanharmos o crescimento do uso da bicicleta na cidade.



Já toda  3ª quinta-feita do mês realizaremos contagens no trecho da Marquês de Paraná que liga Icaraí e Santa Rosa ao Centro. Neste trecho, além de ficarmos acompanhando a evolução do uso de ciclos na cidade como meio de transporte, pretendemos também demonstrar a importância que é a implantação de uma ciclovia que ligue a já existente  na Av. Roberto Silveira (apesar dos problemas)  com a da Av. Amaral Peixoto.

Durante a primeira contagem deste ano, observamos que, no período coberto de 07:00 horas até as 09:00 horas foi contabilizado um fluxo de 63,5 ciclos/hora ou  1,05 ciclos/min. O que é uma contagem impressionante se considerarmos que estamos em um período de férias e escolas e universidades não estão tendo aula.

Infelizmente ainda encontramos motociclistas circulando na ciclovia bem como um carro parado na mesma para efetuar desembarque.

Carro parado na ciclovia
O relatório completo pode ser acessado aqui: 15/01/2015 Contagem de Ciclistas Ciclovia Amaral Peixoto

A boa notícia é que, neste período de 2 horas, vimos o operador da NitTrans passar por nós 4 vezes, infelizmente não no momento em que o carro estava parado sobre a ciclovia.

Operador da NitTrans visto 4 vezes por nós


Gostaríamos muito de também de efetuar o acompanhamento na Rua São Lourenço, importante ligação da Zona Norte com o Centro e Zona Sul de Niterói, contudo não temos voluntários suficientes para fazer tal estudo. Da mesma forma seria importante realizar uma contagem de ciclos de 10 horas mas pelo mesmo motivo no momento fica inviável.

Se houverem pessoas interessadas em ajudar nas contagem é só entrar em contato conosco pela página  facebook/mobilidadeniteroi.







Nenhum comentário:

Postar um comentário