terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Av. Marquês de Paraná - Velocidade Média - 30 km/h

Por Sérgio Franco




O Mobilidade Niterói fez um levantamento da velocidade média que encontramos em diversos trechos da Av. Marquês de Paraná, uma das mais importantes ligações entre a zona norte, zona sul e centro. Só na ligação entre a zona sul com o centro são mais de 280 ciclos/hora e na Rua São Lourenço foram contatos mais de 159 ciclos/hora.

Mas como fizemos o levantamento?

Escolhemos o período de 4 a 8 de abril de 2016, período posterior ao levantamento dos dados usados na elaboração do relatório (março de 2016)  e que, portanto, abrangeu somente os dados históricos. Consequentemente, as médias de velocidade e tempo de viagem são relativas às análises históricas da própria ferramenta do Google, sem ter abrangido eventuais ocorrências em tempo real que alterariam a análise

Para termos maior segurança sobre o funcionamento do Google Maps entramos em contato com dois sites especializados, enviamos uma imagem de exemplo e perguntamos como o Google calculava os tempos de viagem:
  

“Essas são estimativas de quanto pode variar seu tempo de viagem. No caso citado seria uma média entre os dois valores. 7 se estiver tudo ok e 14 min na pior das hipóteses (se há transito, faróis fechados, terreno ruim, etc). Média de 10 minutos.”

Resposta do Grupo NZN (www.gruponzn.com)

“O Google utiliza o máximo de variáveis possíveis encontradas no trajeto para estimar o tempo de viagem, isso inclui velocidades máximas e mínimas das estradas, histórico de trânsito do local, tipos de estrada, etc. Depois ele cruza tudo com tempos reais de viagem de um ponto a outro para chegar a um valor aproximado.”

O horário escolhido para a análise foi de 7 às 22 horas. E foram escolhidos 4 trechos que fazem a ligação entre a Rua São Lourenço, e a Av. Quintino Bocaiuva, início da Av. Presidente Roosevelt.

Por ser uma via tão importante nos fez questionar a velocidade regulamentada de 60 km/h, será que é possível baixar esta velocidade? Surpreendentemente nos parece que sim.


Nos 4 trechos analisados constatamos que em mais de 82% do tempo as velocidades médias já são inferiores aos 30 km/h.


Relatório completo AQUI
Portanto, não existe motivo para que as velocidades regulamentas para o trechos analisados sejam de até 60 km/h. 

Mas qual é o problema com uma velocidade regulamentada de 60 km/h? 

Bem, como foi demonstrado no relatório, as velocidade médias dos quatro trechos estudados continuam 82% do tempo inferiores aos 30 km/h, contudo o grande problema que encontramos são os "espaços vazios", trechos em que existem poucos veículos e os motoristas, com uma falsa sensação de estarem ganhando tempo, aceleram, pondo em risco ciclistas e pedestres.

Os trechos analisados foram:
 
  • Rua São Lourenço à Av. Pres Rooselvelt;
  • Av. Pres Rooselvelt à Rua São Lourenço;
  • Rua São Lourenço à Av. Miguel de Frias;
  • Rua Dr. Paulo Cesar à Rua São Lourenço
A Av. Marquês de Paraná é realmente uma via de grande fluxo de carros, ônibus e caminhões, mas é também uma área intensamente povoada, com grande número de pedestres e ciclistas, ou seja, pessoas.

Não existindo ganho para os veículos motores com a velocidade de 60 km/h, por que insistir nesta?

Outra solução seria estabelecer na via faixas de rolamento com velocidades regulamentadas diferentes, com velocidades máximas em seus bordos de 30 km/h. 

Velocidades reduzidas salvam vidas

Além de não prejudicar a fluidez no trânsito, velocidades menores salvam vidas, e temos dados de diversas cidades no mundo como vemos na imagem acima. São resultados positivos na França, Dinamarca, Noruega, Estados Unidos, Suíça, Suécia e Austrália.

Velocidade máxima alta, como ficou mais uma vez provado, não é velocidade média alta e é esta que interessa para uma melhor fluidez no trânsito.



E como podemos ver na demonstração de Doug MacDonald acima, que foi secretário de transporte de Washington, velocidade máxima alta, pelo contrário, pode diminuir a velocidade média da via.

Além da óbvia redução da velocidade, acreditamos que nesta via em particular é essencial a implantação de uma ciclovia.

A TC Urbes, já elaborou projeto para uma ciclovia na Av. Marquês de Paraná, a pergunta que fazemos é, cadê este projeto? Por que ainda não foi implantado? Existem outros projetos para a via? 


A prefeitura de Niterói tem que decidir se vai ou não aproveitar a vocação que Niterói tem para ser uma cidade amiga da bicicleta e consequentemente amiga de todos.



São só 5 km
Quanto mais pessoas usarem a bicicleta
nesta distância melhor será a fluidez do
trânsito para quem tem que usar o carro!





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