domingo, 4 de dezembro de 2016

Resultado - Enquete de Outubro - Mulheres

Por Sérgio Franco



Na última contagem realizada na ciclovia da Av. Amaral Peixoto (pode ser acessada AQUI), fomos surpreendidos por um número extremamente baixo na participação das mulheres no uso dos meios ativos de transporte e em especial da bicicleta.

O problema que já tinha sido levantado no I Encontro Para o Desenvolvimento do Cicloturismo acabou se evidenciando não só na queda na participação delas no mês mas principalmente na tendência de que da que estamos constatando.

A importância do problema é tão grande que prorrogamos a enquete de Outubro para abranger também o mês de Novembro e tentarmos identificar os motivos da baixa adesão.

A população de Niterói é composta de 54% de mulheres, ou seja, são a maioria. Contudo esta participação no composição da população não esta se refletindo no uso dos transportes ativos e na contagem de Novembro foram apenas 8%.


Fonte: IBGE
Na SUA opinião , por que as mulheres ainda tem uma participação menor no uso da bicicleta? (Assédio no Trânsito)


Na SUA opinião, por que as mulheres ainda tem uma participação menor no uso da bicicleta como meio de transporte? (Estrutura cicloviária deficiente)


Na SUA opinião, por que as mulheres ainda tem uma participação menor no uso da bicicleta como meio de transporte? (Falta de segurança no trânsito) 



Na SUA opinião, por que as mulheres ainda tem uma participação menor no uso da bicicleta como meio de transporte? (Falta de segurança pública) 


Na SUA opinião, por que as mulheres ainda tem uma participação menor no uso da bicicleta como meio de transporte? [Desconforto pessoal (quanto à suor, roupas, cabelo e maquiagem)]


Ainda deixamos espaço para que os entrevistados dessem sua opinião pessoal:

Opinião dos homens:

  • Incentivo público com campanhas que estimulam a participação de todas
  • Eu e amigos ciclistas:independente do sexo, incentivar o uso da bicicleta e oferecer-se como guia no processo de adaptação ao novo meio de transporte.
  • Poder público: Infraestrutura cicloviária, sinalização e educação para o transito.
  • Empresas: Incentivar o uso de bike como meio de transporte, provendo local para banho, bicicletário e armário para o funcionário.
  • Eu e amigos ciclistas:independente do sexo, incentivar o uso da bicicleta e oferecer-se como guia no processo de adaptação ao novo meio de transporte.
  • Poder público: Infraestrutura cicloviária, sinalização e educação para o transito.
  • Empresas: Incentivar o uso de bike como meio de transporte, provendo local para banho, bicicletário e armário para o funcionário.
  • Prover segurança de forma que se sintam tão seguras e livres pra pedalar como os homens.
  • Participo de vários grupos de ciclismo e cicloturismo, de final de semana, onde muitas mulheres também pedalam...Por vezes, chega a ter mais mulheres do que homens! Mas no dia-a-dia, elas encontram muitas dificuldades para pedalar, por conta de seus diversos afazeres. Portanto, se nós, homens, ajudássemos para que não não houvessem tantos afazeres que dependam delas, aí sim optariam pela bicicleta com tranquilidade. Portanto, para que mais mulheres pedalem nas ruas, os homens têm que começar a fazer sua lição de casa e ajudar! 
  • Oferecer infraestrutura segurança e respeito.
  • Oferecendo mais segurança , faixas exclusivas etc
  • Campanha de Educação no Trânsito, Melhorar a Segurança Pública, Melhorar a Segurança no Trânsito, Melhorar e interligar a Malha Cicloviária.
  • Melhorar a estrutura cicloviária. 
  • Maior segurança publica e segurança cicloviária

As mulheres que participaram da pesquisa acabaram parem darem respostas mais completas e aquelas que ainda pedalam e até mesmo as que deixaram de pedalar deram suas opiniões pessoais que são de extrema importância, infelizmente, ao que parece, a falta de respeito transcende o meio de transporte escolhido.

Opinião das mulheres:

  • Poder público: melhorar a segurança pública Todos: ensinar noções básicas de mecânica para meninas e mulheresTodos: cortar desde cedo a ideia de que mulher deve servir aos homens de alguma forma - embora eu não tenha nenhuma história pessoal de assédio no trânsito, sei que tem muitas mulheres que já sofreram e outras que têm receio de pedalar por causa disso. Só que essa é uma questão cultural e tão entranhada na nossa sociedade que precisa de todo um trabalho de combate ao machismo. 
  • Campanhas de educação de motoristas, pedestres e ciclistas com atenção especial aos motoristas de ônibus e motoqueiros (ciclofaixa não é motofaixa!)
  • Efetivamente construir ciclovias seguras. Tantos estudos feitos e a execução não chega perto de uma estrutura segura.
  • Obs: na anterior entendi que 2 era importante!
  • Mulher de Bike significa  Seguranca! Contagems botafogo e laranjeiras mesmo com ciclovia mulheres eram de 10 % em botafogo por causa de. Ciclovias em areas de risco e interrompidas! E preciso ciclovia util que ligue origem destino e areas de interesse e fuja d eproblemaa conforme metodologia ciclorotas 
  • Publicidade para respeitar todos os ciclistas. Paz!
  • Criar mais ciclovias, bicicletários com banheiro, respeito ao ciclista e entender que precisa de proteção no trânsito em comparação com os outros veículos. 
  • Programas educacionais para o trânsito. Levar aos motoristas e aos guardas de trânsito o conhecimento dos direitos dos ciclistas, fazendo cumprir a lei.
  • Melhorar as condições de segurança pública na ruas. Meu maior medo, é ser assaltada com a bike. Já tive bike roubada.Incentivar as empresas a oferecer bicicletários e banheiros, para que as mulheres possam tomar banho e se arrumar para o trabalho.
  • Ter sempre bicicletas na rua,  ter sempre movimentos como pedal sonoro, Massa crítica e outros afins toda semana ou de 15 em 15 dias; qto mais se falar em melhorias na mobilidade urbana melhor para todos nós. Espero,  que as mulheres possam andar mais de bike pela cidade de niterói. Abraços 
  • Motoristas em geral pensam que nós ciclistas somos uma ameaça e por isso tentam a todo instante nos atingir,  quiçá nos eliminar de sua frente. Eles vêem nas mulheres o meio mais fácil. O pouco que sabem sobre lei de trânsito para os ciclistas não os fazem respeitar as leis de boa convivência, eles xingam,  humilham e até mesmo ameaçam , não só as mulheres, mas os ciclistas no geral. Porém,  as agressões verbais mais humilhantes  são  direcionadas as mulheres.  Temos medo. Temos família que nos esperam voltarmos com segurança.  Talvez por isso muitas estejam desistindo e preferindo usar outros meios de transporte. Ainda acredito que falta informação pública,  em locais estratégicos de forma clara e às vistas de.quem está ao volante. Somente a massificação das informações farão os motoristas entenderem que o uso da bicicleta é um caminho sem volta. Se pudéssemos fazer um BO usando as fotos e/ou os videos  com os absurdos que presenciamos e o risco que corremos, e os motoristas envolvidos  fossem multados por colocar a vida de  ciclista em risco, nos sentiriamos mais seguros e protegidos,  e eles pensariam duas vezes em fazer algo contra um ciclista, porém o poder público não tem muito interessante nisso. Não temos  carcaça de ferro nos protegendo. Apenas um capacete que no fundo não serve pra nada. Mas o motorista que está  confortavelmente sentado em seu carro não quer saber. Enfim, sou mulher,  vou pro trabalho,  vou ao medico,  vou ao supermercado,  vou a praia,  viajo e curto meu lazer tudo de bike, não há carro, ônibus ou caminhão do mundo que me faça parar;  a menos que me mate. Obrigada Viviane 
  • Eu cheguei a comprar uma bicicleta, mas consegui ir para o trabalho apenas 2 vezes por falta de ciclovias na metade do meu trajeto (Alameda São Boaventura). Para mim a ausência de ciclovia foi determinante para desistir de ir de bicicleta.
  • Mais ciclovias e educação no trânsito
  • Melhorar a estrutura viária: qualidade das pistas, sinalização adequada para pedestres, ciclistas, motoristas, pne, acessibilidade. Iluminação. Redução da velocidade dos carros, educação no trânsito para ttodos, especial profissionais do volante, interrogação modal c bicicleta.
  • Segurança é primordial. Muitas não andam de bicicleta por que tem medo do trânsito e de assaltos. Dizem que se não tivessem que andar nas ruas (sem ciclovias) elas iriam usar mais a bicicleta. 
  • Passar a discutir sobre o assunto ajuda muito. Interferir em situações claras de preconceito por gênero, criminoso ou psicológico. Ajudar na conscientização. Criar programas de incentivo especial para mulheres. E solucionar os pontos listados acima na própria pesquisa. Infra-estrutura, presença de poder público fiscalizador e coibidor de irregularidades/ crimes, sugerir/obrigar empresas a ter vestiário para receber os ciclistas. 
  • Mais apoio às mulheres que andam de bicicleta 
  • Melhora da estrutura cicloviária; Ciclovias com separadores para proporcionar mais segurança; Melhorar a segurança pública;
  • Segurança no trânsito. Sinalização indicativa
  • Campanhas educativas 
  • Melhor iluminação e segurança no transito, como uma condição mínima para a locomoção das mulheres na cidade independente do veículo e isso cabe ao poder público.Para os demais cidadãos sejam ciclistas ou motoristas ou pedestres, o assedio é um importante fator negativo, que diz respeito a mudança da cultura machista das cantadas e piadas de mau gosto, isso também contribui para a sensação de insegurança no transito.Assim como o respeito as leis de transito é um fator fundamental para a vida de todos.Então para todos como cidadãoes o importante é respeitar as leis de transito, não assediar as mulheres na rua e principalmente, se notar alguma mulher nervosa ou com expressão de insegurança na rua ou que esta pedindo socorro ajude-a, mostre-se solidário, pergunte se precisa de ajuda. por vezes ja fui assediada, gritei com o assediador e não recebi qualquer tipo de apoio ou solidariedade, ao contrario, recebi olhares de reprovação ou pior, risos de demais homens e acham graça da situação.
  • Em outubro resolvi adquirir uma bicicleta e comecei a ir trabalhar em Icaraí diariamente utilizando-a (SF x Icaraí), mas é muito perigoso e em alguns dias não me sinto bem para fazê-lo. Em SG só temos ciclovias na rua Timbiras e na praia nas demais ruas não existem ciclovias. Icaraí possui ciclovia na Roberto Silveira mas os carros param constantemente nela para desembarque e embarque de passageiros, viram sem sinalizar e não respeitam os ciclistas. Quando passo pela Pres. Roosevelt alguns carros se aproximam tanto que chego a perder o equilíbrio. Minha bicicleta tem a cadeirinha da minha filha atrás e mesmo quando estou com a minha filha os motoristas não respeitam. Utilizamos capacetes, buzinas, luzes de LED para facilitar a visualização dos motoristas mas ainda precisamos de um movimento de conscientização muito grande para um convívio respeitoso e seguro. Vejo o desrespeito com os motociclistas também e é lamentável.
  • Pessoas físicas só podem incentivar e pedalar junto. O poder publico precisa investir em mais infra estrutura cicloviária. Sem segurança, nem mulheres jovens nem mães com seus filhos se sentem à vontade para usar a bicicleta como meio de transporte em grandes cidades. 
  • As perguntas acima resumem o que se faz necessário mas a segurança é o principal. Enquanto nossas regras de transito não devidamente aplicadas continuaremos a ter acidentes. Também sou a favor da diminuição da velocidade em certas áreas.
  • Educação no trânsito. Diversas vezes já ouvi coisas como "sai da via e vai lavar uma roupa" no caminho para o trabalho. Segurança seria outro ponto crucial, pois eu mesma não pedalo a noite sozinha por medo. 
  • Melhorias nas ciclovias. Interligar as ciclovias e conscientização no transiti en relação ao pedestre
  • Aumentar a malha cicloviária (com ciclovias de fato, e não "ciclofaixas") e locais p troca de roupa e banho de ciclistas, assim como guardar bicicletas de maneira segura
  • Teveriamos ter mais ciclovias na cidade e mais bicicletários 
  • Acho que são duas coisas principais,  a questão do assédio e o respeito ao ciclista na ciclovia e na rua. 
  • O incentivo das empresas. Campanhas exclusivas. 
  • Gentileza no trânsito. E ciclovias funcionais.
  • Eu não uso mais a bicicleta por questão de segurança..dependendo da hora descarto a possibilidade da bike. Eu andando de bicicleta já fui perseguida por um carro, já ouvi inúmeras "gracinhas" (ofensivas e desrespeitosas comigo)...Eu vejo a pequena porcentagem de mulheres usando bicicleta como um reflexo da nossa sociedade. Onde o respeito com o outro falta e a cultura do medo prevalece. Educação, respeito e outra coisas que não me recordo agora podem melhorar...As ações precisam ser efetivas e constantes idealizada a longo prazo.


A enquete não teve um número suficiente de respostas para dar uma validação científica à pesquisa mas acreditamos que é uma pequena amostra do que esta acontecendo para que a participação das mulheres em uma das melhores formas de locomoção na cidade de Niterói seja tão pequena, mas a maior preocupação esta no decréscimo que estamos constatando nas ruas.

Claro, esta participação varia muito de região para região da cidade sendo maior na Zona Sul da cidade, contudo ainda é muito desproporcional ao número de homens que hoje já adotam a bicicleta como meio de transporte.

As dicas estão aí, e principalmente naquelas que dependem só de cada um de nós, temos a obrigação de ouvi-las.


SÃO SÓ 5 KM
APROVEITA A DISTÂNCIA E VÁ DE BICICLETA
VOCÊ VAI ESTAR AJUDANDO A SUA CIDADE SER UMA CIDADE MELHOR PARA TODOS!



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