sexta-feira, 26 de junho de 2015

Nova Vistoria na Marquês de Paraná

Por Sérgio Franco

Da Rua São Lourenço até a Miguel de Frias


O Programa Niterói de Bicicleta realizou no dia 26 de Junho de 2015 nova vistoria na Av. Marquês de Paraná e percorreu desde o fim da ciclovia da Av. Roberto Silveira até a Rua São Lourenço. A intenção é resolver este gargalo que aflige os ciclistas, sejam estes oriundos da Zona Norte ou da Zona Sul. 

A Avenida Marquês de Paraná já demonstrou sua importância no Relatório Preliminar Sobre As Bicicletas Na Cidade De Niterói, na contagem realizada em Janeiro de 2015, onde foram contados 165 ciclos/hora em um mês de férias, bem como no relatório do Dia Mundial de Bike ao Trabalho, onde foi constatado um aumento de 47% no número de ciclistas.

É bom observar que o "problema" da Av. Marquês de Paraná é atualmente um impeditivo para que novas pessoas passem a usar a bicicleta como meio de transporte e com isso diminua a necessidade da utilização do carro particular, ou seja, melhoria da fluidez no trânsito para todos.


Representantes do Massa Crítica, Mobilidade Niterói, Niterói de Bicicleta, Rio Estado da Bicicleta e IFluxo
Foram convidados para esta vistoria, Mauro Tavares (Programa Rio - Estado da Bicicleta), Warnek Vauk (IFluxo), e representantes do Bicicletada Massa Crítica - Niterói e do Mobilidade Niterói.

A coordenadora do Programa Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo, pretende fazer em breve, um encontro ciclo participativo para apresentar não só as soluções apresentadas pela TC Urbes, mas também as do IFluxo e trocar ideias com os ciclistas e com a sociedade (serão convidados a participar os comerciantes e moradores do entorno da Av. Marquês de Paraná).

Durante o trajeto, Warnerk Vauk, não observou grandes dificuldades, inclusive notou que o número de "vagas" a serem perdidas é praticamente inexistente, mas fará alguns estudos do fluxo de veículos e ciclistas (alguns dados do Mobilidade Niterói serão utilizados) e apresentará um projeto básico que será discutido com todos interessados.

Participantes discutindo os passos na Praça do Ciclista

Participantes analisando a Marquês de Paraná com São Lourenço


Warnek Vauk observou também observou o tempo dos sinais de trânsito, a largura das faixas de rolamento e os pontos de ônibus, tudo influi.

Destinos dos ciclistas da Zona Norte

A urgência é grande, como podemos constatar na imagem, a demanda por uma passagem segura para os ciclistas já existe, o que ocorrerá será um aumento de usuários que antes não utilizavam a bicicleta por medo e insegurança. 

Isabela Ledo tem a intenção de, depois das propostas prontas e apresentadas, tentar aprovação para fazer o quanto antes testes na rua para provar para a NitTrans que a ciclovia na Marquês de Paraná é viável e não prejudica a "fluidez do trânsito".




quinta-feira, 25 de junho de 2015

6º Contagem de Ciclos - Ciclovia Amaral Peixoto.

Por Sérgio Franco


Junho/2015

Mais uma contagem realizada pelo Mobilidade Niterói para acompanhar o crescimento do uso das bicicletas na cidade de Niterói.

Como nas demais contagens realizadas, fizemos tristes constatações, entre elas:

  • Uso da ciclovia pelos pedestres;
  • Bombeiros caminhando pela ciclovia;
  • Completa ausência de controladores de tráfego da NitTrans nos cruzamentos;
  • Ausência do controlador da NitTrans que circula de bicicleta;

Flagramos também um incidente no cruzamento da Av. Amaral Peixoto com a rua Visconde de Uruguai. O motorista que vinha pela Av. Amaral Peixoto, ao fazer a convergência para Rua Visconde de Uruguai, não respeitou a preferência do ciclista bloqueando a ciclovia e forçando a passagem.

O atraso na campanha de educação já mencionada por nós só ajuda neste tipo de comportamento, porém a NitTrans já poderia, independentemente de campanhas, estar se utilizando de placas educativas de trânsito que já são regulamentadas, mais definitivas e possuem uma mensagem de reforço aos procedimentos a serem adotados por todos, de pedestres aos motoristas, passando logicamento pelos ciclistas.

Exemplo de placas educativas e seus objetivos

A boa notícia é que novamente observamos pessoas com algum tipo de dificuldade de locomoção se utilizando da ciclovia.

Em comparação com os meses anteriores, tivemos uma pequena quenda no fluxo de ciclos, contudo não temos uma conclusão definitiva para esta queda, vamos ter que analisar o comportamento nos próximos meses.

Fluxo de ciclos

Da mesma forma houve uma queda no número de mulheres utilizando a bicicleta.

Comparativo Homens x Mulheres


O relatório pode ser acessado por AQUI.

Quer conhecer mais do Mobilidade Niterói? Acesse nosso SITE!














segunda-feira, 22 de junho de 2015

Vai ter ciclovia!

Neste domingo, dia 28/06/2015, acontecerá a inauguração da ciclovia da Avenida Paulista em São Paulo. O evento representa um importante marco para a mobilidade no país. São Paulo é uma das maiores cidades do mundo e a maior do Hemisfério Sul, sendo que a Paulista é mundialmente famosa por se configurarar como um dos principais centros financeiros da cidade. Além disso, a avenida também é sede de diversas embaixadas, centros educacionais, museus e centros culturais. Isto faz com que a Paulista seja uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo, contando com o trânsito de milhares de pessoas cotidianamente.

A ciclovia da Paulista contou com adversidades que iam desde o discurso midiático contrário a sua instauração (mais detalhes aqui) até uma ação do Ministério Público que tentava paralisar as obras de ciclovias na cidade em março deste ano. Neste mês, diversos grupos de ciclistas saíram às ruas gritando “Vai ter ciclovia”, contando com eventos de apoio aos ciclistas paulistanos em diversas cidades do Brasil e do mundo. No dia 27 de março o Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou a liminar de paralisação das obras de ciclovias de São Paulo.
A árdua atuação de grupos de ciclistas organizados foi fundamental para a superação destes entraves, sendo que a inauguração da ciclovia será um momento de grande celebração. A instalação de uma ciclovia nesta avenida é uma conquista que não se limita ao território paulistano, pois dá visibilidade à uma concepção de mobilidade diferente da que vemos Brasil à fora e que poderá servir de exemplo para outras cidades.
Entendendo a importância do evento, a Bicicletada Rio de Janeiro está organizando um ônibus para que os ciclistas do Rio de Janeiro possam participar da comemoração deste marco. Para quem tiver interesse em festejar este momento na capital paulista, esta é uma boa oportunidade!
O ônibus sairá da Cinelândia nesta sexta, dia 26 de junho com destino à Praça da Sé, em São Paulo. O horário de saída está previsto para às 23 horas, logo após a edição da Massa Crítica. A volta será no domingo, dia 28 de junho, às 23 horas.
O valor das passagens de ida e volta é R$150, sendo que há um limite de transporte de 30 bicicletas. O ônibus conta com ar condicionado, banheiro, microfone, televisão e geladeira.

Para mais informações, acesse o link do evento no Facebook:


Por Aline Corrêa



quinta-feira, 18 de junho de 2015

Campanha "O trânsito é feito de pessoas como você"


Aconteceu ontem, dia 17 de junho de 2015, o lançamento oficial da campanha publicitária “O trânsito é feito de pessoas como você”. A mesa de apresentação da cerimônia contou com a presença de Rodrigo Neves (Prefeito), Axel Grael (Vice-prefeito), Isabela Ledo (coordenadora do Niterói de Bicicleta), Ana Carboni (Bike Anjo e Mobilidade Niterói), Daniel Marques (vereador) e André Gagliano Alves (ASCOM). A campanha ocupará as ruas a partir do dia 24 de junho e, segundo nota publicada no Blog de Axel Grael (link), terá duração de dois meses.

A campanha tem o objetivo de fomentar maior respeito nas relações ocasionadas pela interação entre os diferentes meios de deslocamento na cidade, chamando a atenção para a presença e fragilidade de pedestres e ciclistas no trânsito.

Durante o evento, Isabela Ledo e Axel Grael afirmaram que paralelamente à campanha, que contará com baners, divulgação online e um spot para rádio, serão instaladas faixas educativas pelas ruas da cidade.

Fruto das reivindicações de cicloativistas, a campanha se desenvolveu no Grupo de Trabalho “Educação no Trânsito”, proposto na plenária da Bicicletada/Massa Crítica de Niterói em janeiro de 2015, sendo que Isabela Ledo foi escolhida pelo coletivo para coordenar o grupo. O GT foi formado por membros do Mobilidade Niterói, Bicicletada/Massa Critica Niterói, Bike Anjo, Ciclistas de Niterói, Pedal Sonoro, Fundação Municipal de Educação, Secretaria de Meio Ambiente, FECIERJ e Niterói de Bicicleta, que durante meses discutiram a sua elaboração.

O Mobilidade Niterói espera que a campanha gere resultados positivos e melhore as relações entre os diferentes modais que circulam pela cidade.


Mesa de apresentação da campanha:
"O trânsito é feito de pessoas como você"

Participante questiona a respeito das condições das ciclovias.

André Gagliano Alves (ASCOM) apresentando a campanha.


Fotos: Sergio Franco
Texto: Aline Corrêa

sexta-feira, 29 de maio de 2015

5º Contagem de Ciclos - Ciclovia Amaral Peixoto.

Por Sérgio Franco


No último dia 27 de Maio o Mobilidade Niterói realizou mais uma contagem na ciclovia da Av. Amaral Peixoto.

Desta vez houve uma pequena retração no fluxo de ciclistas durante o tempo em que estivemos no local, contudo, no horário de 8 horas até as 9 horas ocorreu um pequeno aumento.

Comparativo com os meses anteriores
As mulheres de Niterói ainda tem presença marcante, elas são 14% ciclistas, mas acreditamos que com o aumento da estrutura cicloviária na cidade a tendência é de crescimento.

Participação das mulheres

O relatório poderá ser acessado AQUI.

Desta vez gostaríamos de destacar o quanto os usuários da bicicleta são simpáticos, naquele momento chato em que nos encontramos sozinhos, apontando nossa câmera, fazendo contagens para provar a importância de uma estrutura cicloviária para a cidade e o crescimento do uso da bicicleta na cidade, esses ciclistas nos animam!

O "joínha" que anima

Outra constatação que não podemos deixar de mencionar é o perfil do ciclista. Que perfil é este que cobre todas as faixas etárias, sexo e condição social? Ciclista tem perfil? Talvez a única coisa em comum que os ciclistas tenham é a perspicácia de perceber que a bicicleta é para todos!

Perfis?

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Chegou a Niterói o selo BikeIT!

Por Ana Luiza Carboni

Em 2012 o CRU, coletivo colaborativo de ações urbano-artísticas - ligadas ou não à bike, criou o BikeIT! no intuito de mapear os estabelecimentos simpáticos aos usuários de bicicleta. A ideia foi criar uma plataforma que fosse alimentada colaborativamente e ser acessível para quem mais quisesse copiar o site e mapear suas cidades.

Um ano depois de sua criação outras cidades passaram a fazer parte da plataforma. Hoje são 14 cidades incluídas no sistema. A proposta do BikeIT é ser uma ferramenta expansível e descentralizada. Todas as cidades que o BikeIT engloba hoje começaram da mesma maneira: um grupo de interessados se mobiliza e entra em contato, então é sugerido que o grupo organize um núcleo responsável pela administração e demandas locais do BikeIT/nova_cidade. Com o grupo formado, são encaminhados os termos de responsabilidade e manual de gerenciamento do mapa. Em seguida, é realizada uma reunião informal via skype para tirar possíveis dúvidas e é criado um novo login de acesso para a cidade nova - e pronto!


Nós do Mobilidade Niterói entramos em contato com os administradores do site e ajudamos na mobilização de ciclo ativistas para colaborar com a administração do BikeIT Niterói. Agora o que precisamos é que os ciclistas da cidade se mobilizem para avaliar os estabelecimentos comerciais de suas regiões.

O BikeIT! é um site colaborativo destinado a estimular a boa relação entre o ciclista e a sua cidade. Através de postagens, o usuário poderá divulgar estabelecimentos fornecedores de produtos e serviços que são acolhedores e simpáticos aos usuários de bike no espaço urbano. Ou que não o são, que não oferecem estrutura, mas poderão ser incentivados a oferecer e, assim, ganhar o selo BikeIT! de estabelecimento amigo da bike e do ciclista.



O selo BikeIT! é a certificação que o estabelecimento receberá do site, após a votação realizada pelos usuários, por ser um amigo do ciclista, por lhe tratar bem e por lhe oferecer estrutura.

COMO ESCREVER A AVALIAÇÃO?

Escrever uma avaliação é simples. Basta você contar, em um parágrafo, aonde foi com sua bike e como foi recebido/a no estabelecimento/instituição. Havia algum tipo de estacionamento para bike? Era seguro e protegido contra a chuva? Se não havia, ofereceram-lhe alguma alternativa? Você foi tratado/a com gentileza pelos funcionários quando apareceu com a bike ou eles o/a atenderam de má vontade? Há algum aspecto positivo/negativo que você gostaria de ressaltar? No fim de sua avaliação, diga-nos qual status você dá ao estabelecimento. Podem ser três: APROVADO, REPROVADO, BIKEIT!, sendo o status BIKEIT! a avaliação máxima, que confirma que o estabelecimento/instituição é um local receptivo ao ciclista

Não se esqueça de nos fornecer o nome completo do estabelecimento, gênero (bar, farmácia, hospital, repartição pública, parque, etc) e, se possível, algum site ou telefone.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Programa Motorista Amigo do Ciclista - Uma Agradável Surpresa

Por Sérgio Franco



O Mobilidade Niterói esteve presente no "Curso de Capacitação dos Instrutores das Empresas filiadas ao SETRERJ para o treinamento do Programa Motorista Amigo do Ciclista."



O curso foi desenvolvido pela UCT - Universidade Corporativa do Transporte e é a continuidade do Programa Motorista Amigo do Ciclistas lançado em Julho de 2014 no Teatro Popular de Niterói, e teve como palestrante a Professora Miriam Elias Calil do "Programa Rio - Estado da Bicicleta" e foi uma grande surpresa o que encontramos no conteúdo do mesmo.

Como o próprio nome do curso diz, este é voltado para a capacitação de instrutores que agirão como multiplicadores dos ensinamentos em suas empresas. Mas o curso foi muito além do que nós, como ciclistas, podíamos esperar. Achamos que tão somente iriam ser abordadas questões práticas, do dia-a-dia dos motoristas nas ruas, o que é de extrema importância, mas muitas vezes não o suficiente para se fazer compreender o importante papel que é a presença do ciclista nas ruas. Mas a grata surpresa que tivemos é que tudo de mais importante, para nós que optamos pela bicicleta como meio de transporte, foi dito.

A aula começou falando sobre o trânsito e a crise de mobilidade sustentável:

Vantagens da bicicleta

"
A mobilidade sustentável é uma questão-chave. Tem a pretensão de considerar simultaneamente os impactos das atividades humanas numa perspectiva ambiental, de coesão social e de desenvolvimento econômico. Uma das estratégias para se alcançar a mobilidade sustentável é a redução do uso do automóvel e incentivar os modos alternativos de transporte, dentre eles, aumentar o uso da bicicleta e da caminhada" 
(conteúdo do Guia do Instrutor, página 10)

Slide exibido no curso


Foi para o crescimento dos ciclistas na cidade:

"O número de ciclistas aumenta porque temos um novo perfil de usuário: pessoas de classe média que utilizam a bicicleta como meio de transporte e lazer. Somam-se a elas os trabalhadores que já utilizam a bicicleta nos seus trajetos e as cidades brasileiras com vocação e cultura das "bikes""
(conteúdo do Guia do Instrutor, página 11)

Passou pela história da bicicleta desde o século XV:

Século XVII

Enfatizou que a bicicleta é um carro à menos:

Foto da campanha ilustrando a ocupação do espaço por 72 pessoas em bicicletas, em carros e num ônibus. Carro: "no future for you". Last edited by Joaos; February 10th, 2008 at 08:54 PM.
(Foto exibida no curso e consta do Guia do Instrutor)


Falou da integração entre modais e enfatizou que:

"A bicicleta é considerada o "primeiro veículo mecânico" para transporet individual. 
E é a opção certa para distâncias de até 7 km"

"A redução de congestionamento urbano, pela integração da bicicleta - ônibus, amplia a modalidade dentro das cidades para a população, com a melhoria da qualidade de vida"

Mobilidade

Também foram abordadas as questões de segurança e dirigibilidade que encontramos na web série da UCT

Vídeos da UCT disponíveis no youtube

Mas um ponto importante nos chamou atenção e que poucos ciclistas se utilizam, a sinalização da intenção, ensinando aos Instrutores os sinais que nós mesmos, ciclistas, deveríamos utilizar quando em trânsito.

É uma gesticulação que já esta sendo institucionalizada e passada adiante para os motoristas de ônibus então por que não usar?

Sinalização ensinada aos motoristas para que nos entendam
Ou seja, a enfase dada para a importância da bicicleta como uma das soluções para mobilidade urbana foi imensa, levando o curso ir além de questões puramente técnicas de dirigibilidade. 

Ensinou aos Instrutores, ou seja, aos multiplicadores, aqueles que em suas empresas passarão este ensinamento aos motoristas com os quais convivemos nas ruas, que a bicicleta é uma aliada deles, pois melhora a fluidez do trânsito e que juntos, ciclistas e ônibus, melhoramos a qualidade de vida de uma cidade.

Infelizmente as empresas não são obrigadas à mandarem representantes, nem mesmo são obrigadas a darem prosseguimento aos ensinamentos transmitidos pela Fetranspor, UCT ou SETRERJ.

Além do Mobilidade Niterói, estiveram no curso a coordenadora do Programa Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo, a NitTrans, representada por Priscilla Lundstedt, Chefe do Departamento de Educação Para o Trânsito.

NitTrans, Niterói de Bicicleta e Mobilidade Niterói

Empresas que enviaram representantes:


  • Amparo
  • Maravilha Auto Ônibus
  • Ingá
  • Pendotiba
  • Rio Ita
  • Coesa
  • Auto Viação 1001
  • Fortaleza
  • Mauá
  • Santo Antônio
  • Fagundes
  • Rio Ouro
  • Araçatuba