quinta-feira, 21 de maio de 2015

Programa Motorista Amigo do Ciclista - Uma Agradável Surpresa

Por Sérgio Franco



O Mobilidade Niterói esteve presente no "Curso de Capacitação dos Instrutores das Empresas filiadas ao SETRERJ para o treinamento do Programa Motorista Amigo do Ciclista."



O curso foi desenvolvido pela UCT - Universidade Corporativa do Transporte e é a continuidade do Programa Motorista Amigo do Ciclistas lançado em Julho de 2014 no Teatro Popular de Niterói, e teve como palestrante a Professora Miriam Elias Calil do "Programa Rio - Estado da Bicicleta" e foi uma grande surpresa o que encontramos no conteúdo do mesmo.

Como o próprio nome do curso diz, este é voltado para a capacitação de instrutores que agirão como multiplicadores dos ensinamentos em suas empresas. Mas o curso foi muito além do que nós, como ciclistas, podíamos esperar. Achamos que tão somente iriam ser abordadas questões práticas, do dia-a-dia dos motoristas nas ruas, o que é de extrema importância, mas muitas vezes não o suficiente para se fazer compreender o importante papel que é a presença do ciclista nas ruas. Mas a grata surpresa que tivemos é que tudo de mais importante, para nós que optamos pela bicicleta como meio de transporte, foi dito.

A aula começou falando sobre o trânsito e a crise de mobilidade sustentável:

Vantagens da bicicleta

"
A mobilidade sustentável é uma questão-chave. Tem a pretensão de considerar simultaneamente os impactos das atividades humanas numa perspectiva ambiental, de coesão social e de desenvolvimento econômico. Uma das estratégias para se alcançar a mobilidade sustentável é a redução do uso do automóvel e incentivar os modos alternativos de transporte, dentre eles, aumentar o uso da bicicleta e da caminhada" 
(conteúdo do Guia do Instrutor, página 10)

Slide exibido no curso


Foi para o crescimento dos ciclistas na cidade:

"O número de ciclistas aumenta porque temos um novo perfil de usuário: pessoas de classe média que utilizam a bicicleta como meio de transporte e lazer. Somam-se a elas os trabalhadores que já utilizam a bicicleta nos seus trajetos e as cidades brasileiras com vocação e cultura das "bikes""
(conteúdo do Guia do Instrutor, página 11)

Passou pela história da bicicleta desde o século XV:

Século XVII

Enfatizou que a bicicleta é um carro à menos:

Foto da campanha ilustrando a ocupação do espaço por 72 pessoas em bicicletas, em carros e num ônibus. Carro: "no future for you". Last edited by Joaos; February 10th, 2008 at 08:54 PM.
(Foto exibida no curso e consta do Guia do Instrutor)


Falou da integração entre modais e enfatizou que:

"A bicicleta é considerada o "primeiro veículo mecânico" para transporet individual. 
E é a opção certa para distâncias de até 7 km"

"A redução de congestionamento urbano, pela integração da bicicleta - ônibus, amplia a modalidade dentro das cidades para a população, com a melhoria da qualidade de vida"

Mobilidade

Também foram abordadas as questões de segurança e dirigibilidade que encontramos na web série da UCT

Vídeos da UCT disponíveis no youtube

Mas um ponto importante nos chamou atenção e que poucos ciclistas se utilizam, a sinalização da intenção, ensinando aos Instrutores os sinais que nós mesmos, ciclistas, deveríamos utilizar quando em trânsito.

É uma gesticulação que já esta sendo institucionalizada e passada adiante para os motoristas de ônibus então por que não usar?

Sinalização ensinada aos motoristas para que nos entendam
Ou seja, a enfase dada para a importância da bicicleta como uma das soluções para mobilidade urbana foi imensa, levando o curso ir além de questões puramente técnicas de dirigibilidade. 

Ensinou aos Instrutores, ou seja, aos multiplicadores, aqueles que em suas empresas passarão este ensinamento aos motoristas com os quais convivemos nas ruas, que a bicicleta é uma aliada deles, pois melhora a fluidez do trânsito e que juntos, ciclistas e ônibus, melhoramos a qualidade de vida de uma cidade.

Infelizmente as empresas não são obrigadas à mandarem representantes, nem mesmo são obrigadas a darem prosseguimento aos ensinamentos transmitidos pela Fetranspor, UCT ou SETRERJ.

Além do Mobilidade Niterói, estiveram no curso a coordenadora do Programa Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo, a NitTrans, representada por Priscilla Lundstedt, Chefe do Departamento de Educação Para o Trânsito.

NitTrans, Niterói de Bicicleta e Mobilidade Niterói

Empresas que enviaram representantes:


  • Amparo
  • Maravilha Auto Ônibus
  • Ingá
  • Pendotiba
  • Rio Ita
  • Coesa
  • Auto Viação 1001
  • Fortaleza
  • Mauá
  • Santo Antônio
  • Fagundes
  • Rio Ouro
  • Araçatuba


Nenhum comentário:

Postar um comentário