segunda-feira, 11 de maio de 2015

A Ciclofaixa Temporária da Av. Marquês de Paraná

Por Sérgio Franco


No dia 08 de Maio de 2015, no dia Mundial de Bike Ao Trabalho, os ciclistas de Niterói tiveram uma agradável surpresa, uma ciclofaixa ligando a ciclovia da Av. Roberto Silveira com a ciclovia da Av. Amaral Peixoto. Era visível a alegria de diversos ciclistas com a novidade e diversos sorrisos puderam ser vistos, pois esta ligação era muito esperada por todos, que encontram neste trecho as maiores dificuldades por causa do intenso tráfego de carros, motos e ônibus.

A satisfação era tanta que muitos, ao notarem a presença do Mobilidade Niterói, nos cumprimentavam e alguns até paravam para saberem mais detalhes desta que foi uma grande surpresa para todos.

A decisão só teve o aval da NitTrans - Niterói Transporte e Trânsito na véspera do evento e já na parte da tarde, o que prejudicou uma maior divulgação da implantação da ciclofaixa. Esta funcionou das 07:00 horas às 11:00 horas no lado par da Av. Marquês de Paraná e das 16:00 horas às 21 horas do lado impar. Sendo que no período da manhã ela foi instalada junto à calçada, já no período da tarde junto ao canteiro central.

Ciclovia no lado Par junto à calçada

Ciclovia no lado Impar junto ao canteiro central
Não podemos negar que foi uma grande conquista do Programa Niterói de Bicicleta, atualmente sob a coordenação da arquiteta Isabela Ledo. Este trecho sempre foi considerado complicado e de difícil solução para integrar as duas únicas e mais importantes ciclovias da cidade (Existe uma na Rua Timbiras no bairro de São Francisco, contudo sem a mesma importância para a mobilidade da cidade). 

Além dos já muitos adeptos do uso da bicicleta como meio de transporte, o dia contou com o incentivo dos coletivos Pedal Sonoro e Bike Anjo Rio, que acompanharam os ciclistas mais inexperientes.

Verdadeiros comboios de ciclistas se formaram de forma natural ou não, infelizmente não tivemos oportunidade de perguntar, mas foram muitos.

6 ciclistas juntos pela ciclofaixa
Também flagramos pais levando filhos nas bicicletas e crianças sozinhas utilizando a ciclofaixa.
Pai com filho
Neste dia de festa ainda foi flagrada a presença do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves e do presidente da NitTrans, Cel. Paulo Afonso.

Prefeito Rodrigo Neves
Mobilidade Niterói, permaneceu no local por mais de 3 horas no período da manhã e também no período do final da tarde à noite, além de realizar as contagens de praxe e que muitos ciclistas já estão acostumados também ficamos observando toda a dinâmica, os erros e acertos, que deu origem ao Relatório do Dia Mundial de Bike Ao Trabalho e Ciclofaixa Da Marquês de Paraná (Aqui).

A contagem de fluxo foi de 86 ciclos por hora, mas cabe observar que só foram contados os ciclos que utilizaram a ciclofaixa, não entrando nas estatísticas aqueles que não passaram por ela. Em Janeiro de 2015, se levarmos em consideração tão somente os ciclos que utilizaram o lado par da Av. Marquês de Paraná, ou seja, o mesmo lado que se encontrava a ciclofaixa, tivemos uma contagem de 58,5 ciclos por hora, ou seja, comparando o Janeiro com Maio tivemos um aumento de 47% no fluxo de ciclos!

Só não podemos nos esquecer que em Janeiro de 2015 a contagem total da Av. Marquês de Paraná foi de 165 ciclos por hora.

Outro fato que nos chamou atenção foi o aumento de mulheres utilizando a bicicleta, se os homens tiveram um aumento de 40,81%, o das mulheres foi de incríveis 78,94%.


Aumento de 78,94% no número de mulheres
Um dos fatos que nos chamou mais atenção foi que durante as mais de 6 horas de observação notamos que as ciclofaixas não tiveram nenhuma influência sobre o tráfego de veículos, acreditamos inclusive que se a mesma se tornar habitual poderá vir até a contribuir com uma maior fluidez do tráfego, tendo em vista a segurança atrair um maior número de novos ciclistas.

Claro que houveram problemas, tais como:

    • Bueiros e bocas de lobos inadequados ou desnivelados no caminho da ciclofaixa;
    • Falta de sinalização adequada;
    • Pedestres e motociclistas utilizando a ciclofaixa;
    • Quando a ciclofaixa passou para o lado impar da Av. Marquês de Paraná esta ficou muito estreita;
    • Falta de colaboração de alguns operadores de trânsito;

Esses problemas contudo são menores do que a ausência completa de um caminho seguro para os ciclistas.

A grande falha foi não ter sido implementado o mesmo sistema de ciclofaixas na ligação da Rua São Lourenço com a Av. Amaral Peixoto.

A Zona Norte é a origem de 15% dos ciclistas de Niterói que tem justamente com os principais destinos o Centro, Icaraí e São Francisco.

15% dos ciclistas se originam da Zona Norte de Niterói
Mas a boa notícia é que existem planos para o retorno da ciclofaixa na Av. Marquês de Paraná na Semana do Meio Ambiente, e desta vez ela permanecerá por 1 semana completa e não vemos motivos para que não retorne e que desta vez beneficie também os ciclistas da Zona Norte.

Enquanto o sistema cicloviário que será apresentado pela TC Urbes não for implantado, a ciclofaixa "móvel" pode ser uma solução para melhorar a segurança dos ciclistas e estimular novos adeptos. 

www.mobilidadeniteroi.com
facebook/mobilidadeniteroi

















Nenhum comentário:

Postar um comentário