quarta-feira, 27 de maio de 2015

Chegou a Niterói o selo BikeIT!

Por Ana Luiza Carboni

Em 2012 o CRU, coletivo colaborativo de ações urbano-artísticas - ligadas ou não à bike, criou o BikeIT! no intuito de mapear os estabelecimentos simpáticos aos usuários de bicicleta. A ideia foi criar uma plataforma que fosse alimentada colaborativamente e ser acessível para quem mais quisesse copiar o site e mapear suas cidades.

Um ano depois de sua criação outras cidades passaram a fazer parte da plataforma. Hoje são 14 cidades incluídas no sistema. A proposta do BikeIT é ser uma ferramenta expansível e descentralizada. Todas as cidades que o BikeIT engloba hoje começaram da mesma maneira: um grupo de interessados se mobiliza e entra em contato, então é sugerido que o grupo organize um núcleo responsável pela administração e demandas locais do BikeIT/nova_cidade. Com o grupo formado, são encaminhados os termos de responsabilidade e manual de gerenciamento do mapa. Em seguida, é realizada uma reunião informal via skype para tirar possíveis dúvidas e é criado um novo login de acesso para a cidade nova - e pronto!


Nós do Mobilidade Niterói entramos em contato com os administradores do site e ajudamos na mobilização de ciclo ativistas para colaborar com a administração do BikeIT Niterói. Agora o que precisamos é que os ciclistas da cidade se mobilizem para avaliar os estabelecimentos comerciais de suas regiões.

O BikeIT! é um site colaborativo destinado a estimular a boa relação entre o ciclista e a sua cidade. Através de postagens, o usuário poderá divulgar estabelecimentos fornecedores de produtos e serviços que são acolhedores e simpáticos aos usuários de bike no espaço urbano. Ou que não o são, que não oferecem estrutura, mas poderão ser incentivados a oferecer e, assim, ganhar o selo BikeIT! de estabelecimento amigo da bike e do ciclista.



O selo BikeIT! é a certificação que o estabelecimento receberá do site, após a votação realizada pelos usuários, por ser um amigo do ciclista, por lhe tratar bem e por lhe oferecer estrutura.

COMO ESCREVER A AVALIAÇÃO?

Escrever uma avaliação é simples. Basta você contar, em um parágrafo, aonde foi com sua bike e como foi recebido/a no estabelecimento/instituição. Havia algum tipo de estacionamento para bike? Era seguro e protegido contra a chuva? Se não havia, ofereceram-lhe alguma alternativa? Você foi tratado/a com gentileza pelos funcionários quando apareceu com a bike ou eles o/a atenderam de má vontade? Há algum aspecto positivo/negativo que você gostaria de ressaltar? No fim de sua avaliação, diga-nos qual status você dá ao estabelecimento. Podem ser três: APROVADO, REPROVADO, BIKEIT!, sendo o status BIKEIT! a avaliação máxima, que confirma que o estabelecimento/instituição é um local receptivo ao ciclista

Não se esqueça de nos fornecer o nome completo do estabelecimento, gênero (bar, farmácia, hospital, repartição pública, parque, etc) e, se possível, algum site ou telefone.

2 comentários:

  1. Moro no Bairro do Barreto há 36 anos e aqui tem uma loja Pagu Bicicletas que há anos vem atendendo com qualidade a todos os clientes que aqui chegam e com uma variedades de produtos, como também oferecendo serviços de manutenção e conserto de bicicletas ! Eu sempre que preciso vou direto à Pagu Bicicletas que fica localizada à Rua General Castrioto, 495 - Barreto - Niterói - RJ (21) 2628-4350

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio Botelho,

      Solicitamos que envie sua indicação pela página:

      http://www.bikeit.com.br/niteroi

      Grato pela atenção.

      Abraços

      Excluir