sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Ciclovias de Nova Iorque

Por Ana Luiza Carboni

    Imagem: Ciclovia em Nova Iorque

Janette Sadik-Khan, Secretária de Transportes de Nova Iorque entre 2007 e 2013, proferiu palestra no Forum do BiciRio, realizadno no dia 23 de setembro, no Rio. Sua gestão multiplicou por dez a extensão de ciclovias na cidade mais populosa dos EUA, um feito que encontrou resistência e exigiu tenacidade para encontrar soluções.

Segundo Janette, foi feito um extenso trabalho de consulta com a comunidade e com o comércio local para que dúvidas fossem sanadas e soluções encontradas. Entre as diversas iniciativas, horários de carga e descarga foram alterados, tornando-os mais flexíveis, e foram criadas vagas de estacionamento em ruas laterais.

No inicio as mudanças não foram recebidas de forma positiva e vários artigos na mídia reportavam como as transformações nos espaços públicos seriam desastrosas. Levou tempo para conseguir atrair as pessoas para as ciclovias e mudar a “cultura do automóvel”, mas isso foi feito com sucesso.

O número de ciclistas triplicou com a implementação de infraestrutura e o perfil do ciclista nova iorquino mudou. Antes, a grande maioria era de entregadores de mercadorias e mensageiros, que pedalavam feito uns loucos em alta velocidade. Hoje, são jovens, crianças, idosos, mulheres, homens, enfim, a população em geral. Não é possível forçar uma pessoa a andar de bicicleta ou de ônibus, mas é possível criar uma estrutura para incentivar as pessoas a deixarem seus carros em casa.

Um ponto fundamental em sua política foi deixar claro que as estratégias não eram contrárias aos carros, mas, ao contrário, visavam aumentar as opções. Ônibus mais rápidos e convenientes, ruas mais agradáveis para caminhar, ciclovias com segurança, atraem e mudam o comportamento das pessoas, que querem se locomover de forma confortável, rápida e barata.

Segundo apresentou, pesquisas indicaram que, nas regiões onde as ciclovias protegidas foram criadas, as vendas do comércio cresceram 50%.

     Imagem: Palestra Janette Sadik-Khan no Forum do BiciRio, 23/09/2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário