terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Pesquisa do uso das bicicletas pelos alunos das escolas municipais de Niterói


O Mobilidade Niterói em parceria com o Niterói de Bicicleta e com apoio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente juntamente com a Secretaria de Educação de Niterói, realizou pesquisa sobre o uso das bicicletas nas escolas por parte dos alunos.

O estudo tinha como objetivo descobrir quantos alunos se utilizam da bicicleta e entre os que não as utilizavam, quais os motivos para não adotá-la e quais seriam as mudanças a serem adotadas que estimulariam seu uso.


Foram respondidos 517 formulários, sendo que 481 foram respondidos pelos alunos e 45 por funcionários e professores.

Foi identificado que 54% dos alunos possuem bicicleta contudo só 7% deles as utilizam para irem à escola.

O mais impressionante é que entre os alunos que tem bicicleta e moram dentro do raio de 5km da escola, ou seja, uma distância ideal para o uso da bicicleta, 38% se utilizam de meios motorizados como transporte.

Quando questionados dos motivos para não utilizarem a bicicleta, 39% destes estão relacionados diretamente a uma estrutura cicloviária segura.

Como ponto positivo, 61% dos alunos e 58% dos professores e funcionários disseram que adotariam as bicicletas como meio de transporte para escola se houvessem ciclovias e bicicletários seguros.

O Relatório completo pode ser acessado neste link: As Bicicletas Nas Escolas Municipais de Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário