O Mobilidade Niterói acabou de
finalizar o Relatório Preliminar Sobre As Bicicletas Na Cidade de Niterói, como
informado, o relatório já foi encaminhado a Prefeitura de Niterói através do
Niterói de Bicicleta.
Este relatório foi a combinação
de duas pesquisas realizadas, a de Demanda Reprimida e Percepções Sobre o Uso
da Bicicleta e a pesquisa Perfil, Origem e Destino dos Ciclistas.
Acreditamos que este foi o
primeiro estudo exclusivo para a cidade de Niterói com a finalidade de conhecer
os ciclistas e a aceitação por parte da população não ciclista do uso da
bicicleta na cidade.
Esperamos que este estudo
preliminar sirva de não só de justificativa para a implantação de uma rede
cicloviária adequada mas também para orientar na implantação destas.
O relatório esta disponível para
todos neste link: Relatório Preliminar Sobre As Bicicletas Na Cidade De Niterói
A boa notícia esta por conta da
aprovação por parte da população não usuária da bicicleta. A grande maioria da
população moradora dos bairros situados dentro do raio de 5 km, contados da
estação das barcas do Centro de Niterói, não só apoia a bicicleta como meio de
transporte, como também passariam a usar a mesma se determinadas condições
fossem oferecidas.
Síntese da pesquisa Demanda Reprimida e Percepções Sobre o Uso da
Bicicleta.
- 87% Concordam que uso da bicicleta é uma boa opção como meio de transporte no dia-a-dia.
- 90% Concordam que uso da bicicleta melhora o trânsito nas ruas e avenidas.
- 63% Concordam que o uso de bicicleta NÃO é restrito a alguns perfis/tipo de pessoas.
- 94% dos entrevistados usariam a bicicleta como meio de transporte se determinadas demandas fossem atendidas.
As demandas atendidas que mais
trariam novos usuários da bicicleta como meio de transporte são:
- Mais ciclovias.
- Mais bicicletários.
- Mais respeito aos ciclistas.
Síntese da pesquisa
Perfil, Origem e Destino dos Ciclistas de Niterói.
- 56% dos ciclistas possuem de 20 até 35 anos de idade.
- 64% possuem nível superior e 33% algum grau de especialização
- 33% tem renda familiar a partir de R$ 7.250,00 e 10% renda superior a R$ 14.499,99.
- 90% utiliza a bicicleta como meio de transporte.
- 45,34% utilizam a bicicleta de 3 a 5 dias por semana e 27,96% de 6 a 7 dias por semana.
- 19,65% tem como origem do percurso o bairro de Icaraí.
- 15% dos ciclistas têm seus percursos iniciados na zona norte (Barreto, Cubango, Fonseca, Santa Bárbara, São Lourenço).
- 47,61% dos ciclistas tem como destino o Centro de Niterói.
As conclusões.
O apoio à bicicleta já existe e a
pré-disposição em adota-la como meio de transporte também.
Ficou provado o grande uso da
bicicleta em Niterói e que ciclistas também são potenciais consumidores.
Ações importantes a serem
tomadas:
- Implantação de ciclovias. Importante ressaltar que estas sejam contínuas e que se liguem ao centro da cidade, principal destino dos ciclistas da cidade e dos potenciais usuários da bicicleta. Esta ligação estimulará também o seu uso para o deslocamento entre os bairros.
- Campanhas educativas e informativas, onde sejam explicados não só a legislação aplicada mas as formas de conduta de pedestres, ciclistas e motoristas para o bom convívio e o como proceder em determinadas situações.
- Implantação de bicicletários.
Uma boa pedida seria a disponibilização de alguns lugares cobertos e seguros, análogos a estacionamentos de automóveis, seguros, nos quais os ciclistas, ao deixarem suas bicicletas sob custódia, receberiam um tiquet e so retirariam apresentando o mesmo ao funcionario do " Bicicletódromo"... não seria uma boa idéia?
ResponderExcluirEsta explicitada a definição de bicicletário dentro do relatório.
ResponderExcluirBicicletário: Local fechado dotado de zeladoria e destinado ao estacionamento de bicicletas.