segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Relatório Preliminar Sobre As Bicicletas Na Cidade De Niterói




O Mobilidade Niterói acabou de finalizar o Relatório Preliminar Sobre As Bicicletas Na Cidade de Niterói, como informado, o relatório já foi encaminhado a Prefeitura de Niterói através do Niterói de Bicicleta.

Este relatório foi a combinação de duas pesquisas realizadas, a de Demanda Reprimida e Percepções Sobre o Uso da Bicicleta e a pesquisa Perfil, Origem e Destino dos Ciclistas.

Acreditamos que este foi o primeiro estudo exclusivo para a cidade de Niterói com a finalidade de conhecer os ciclistas e a aceitação por parte da população não ciclista do uso da bicicleta na cidade.

Esperamos que este estudo preliminar sirva de não só de justificativa para a implantação de uma rede cicloviária adequada mas também para orientar na implantação destas.

O relatório esta disponível para todos neste link: Relatório Preliminar Sobre As Bicicletas Na Cidade De Niterói

A boa notícia esta por conta da aprovação por parte da população não usuária da bicicleta. A grande maioria da população moradora dos bairros situados dentro do raio de 5 km, contados da estação das barcas do Centro de Niterói, não só apoia a bicicleta como meio de transporte, como também passariam a usar a mesma se determinadas condições fossem oferecidas.

Síntese da pesquisa Demanda Reprimida e Percepções Sobre o Uso da Bicicleta.

  •  87% Concordam que uso da bicicleta é uma boa opção como meio de transporte no dia-a-dia.
  •  90% Concordam que uso da bicicleta melhora o trânsito nas ruas e avenidas.
  •  63% Concordam que o uso de bicicleta NÃO é restrito a alguns perfis/tipo de pessoas.
  •  94% dos entrevistados usariam a bicicleta como meio de transporte se determinadas demandas fossem atendidas.


As demandas atendidas que mais trariam novos usuários da bicicleta como meio de transporte são:

  •  Mais ciclovias.
  •  Mais bicicletários.
  •  Mais respeito aos ciclistas.


Síntese da pesquisa Perfil, Origem e Destino dos Ciclistas de Niterói.

  • 56% dos ciclistas possuem de 20 até 35 anos de idade.
  • 64% possuem nível superior e 33% algum grau de especialização
  • 33% tem renda familiar a partir de R$ 7.250,00 e 10% renda superior a R$ 14.499,99.
  • 90% utiliza a bicicleta como meio de transporte.
  • 45,34% utilizam a bicicleta de 3 a 5 dias por semana e 27,96% de 6 a 7 dias por semana.
  • 19,65% tem como origem do percurso o bairro de Icaraí.
  • 15% dos ciclistas têm seus percursos iniciados na zona norte (Barreto, Cubango, Fonseca, Santa Bárbara, São Lourenço).
  • 47,61% dos ciclistas tem como destino o Centro de Niterói.


As conclusões.

O apoio à bicicleta já existe e a pré-disposição em adota-la como meio de transporte também.

Ficou provado o grande uso da bicicleta em Niterói e que ciclistas também são potenciais consumidores.

Ações importantes a serem tomadas:

  • Implantação de ciclovias. Importante ressaltar que estas sejam contínuas e que se liguem ao centro da cidade, principal destino dos ciclistas da cidade e dos potenciais usuários da bicicleta. Esta ligação estimulará também o seu uso para o deslocamento entre os bairros.
  • Campanhas educativas e informativas, onde sejam explicados não só a legislação aplicada mas as formas de conduta de pedestres, ciclistas e motoristas para o bom convívio e o como proceder em determinadas situações.
  • Implantação de bicicletários.

2 comentários:

  1. Uma boa pedida seria a disponibilização de alguns lugares cobertos e seguros, análogos a estacionamentos de automóveis, seguros, nos quais os ciclistas, ao deixarem suas bicicletas sob custódia, receberiam um tiquet e so retirariam apresentando o mesmo ao funcionario do " Bicicletódromo"... não seria uma boa idéia?

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  2. Esta explicitada a definição de bicicletário dentro do relatório.

    Bicicletário: Local fechado dotado de zeladoria e destinado ao estacionamento de bicicletas.

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