quinta-feira, 15 de setembro de 2016

A ESCOLHA PELA BICICLETA - Relatório da ANTP mostra o crescimento!

Por Sérgio Franco


Opção pela bicicleta

Estudo feito pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), traz uma incrível notícia para todos nós, a participação da bicicleta em comparação com os outros modais cresceu 70,83%, enquanto a do automóvel só cresceu 0,37%.

Da mesma forma que a participação da bicicleta cresceu no comparativo entre os modais o número de deslocamentos (viagens) também teve um aumento significativo de 116,6%, a do automóvel subiu só 30,07%.

A distância que se percorre de bicicleta também aumentou, teve um crescimento de 100%, no mesmo período a distância percorrida pelo automóvel só teve 27,35% de aumento.

Aqui em Niterói é perceptível a mudança de hábito da população. Na última contagem realizada pelo Mobilidade Niterói, só na ciclovia da Av. Amaral Peixoto, tivemos um crescimento de 24,64% em relação à 2015 (Relatório Aqui), na Av. Marquês de Paraná foram contabilizados 280,5 ciclos por hora (Relatório Aqui)

O que o relatório não demonstra, mas que em Niterói é fácil de se notar, é a diversidade no perfil dos usuários. A bicicleta não se resume só ao trabalhador de baixa renda, estudantes ou entregadores. Pessoas de diversos níveis sócio econômicos e de diversas idades e profissões estão adotando a bicicleta na cidade. Por que? Porque praticamente toda região oceânica e toda a região a partir do Centro da cidade estão dentro de um raio de 5 km. Distância muito curta e tranquilamente percorrida de bicicleta, além do mais, a bicicleta é muito prática.

Infelizmente o número de ciclistas só não esta crescendo mais rapidamente (mas não para de crescer) porque faltam infraestruturas importantes na cidade, como bicicletários seguros e ciclovias que façam as conexões que a população usa nos seus deslocamentos diários.

O compromisso pela mobilidade foi assinado na cidade por todos o candidatos ao cargo de prefeito e vamos cobrar, e muito, para que aquele que for escolhido pela população cumpra cada item da carta (Aqui).




www.mobilidadeniteroi.com
facebook/mobilidadeniteroi

22 de Setembro
DIA MUNDIAL SEM CARRO
São só 5 km
Aproveite e vá de bicicleta


Nenhum comentário:

Postar um comentário