sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Contagem de Setembro - No Dia Mundial Sem Carro - Novo RECORDE!

Por Sérgio Franco


Que coincidência incrível foi esta, bater um novo recorde justamente no 22 de Setembro, o Dia Mundial Sem Carro!

Foram contados nada menos do que 127,5 ciclos por hora! E mais, é um crescimento contínuo que não para desde que as contagens desta via começaram de forma sistemática, em Janeiro de 2015, para medirmos o crescimento do uso dos meios ativos de transporte (com destaque para a bicicleta).

Relatório AQUI
Lá naquele Janeiro foram contados 63,5 ciclos por hora, ou seja, tivemos um aumento de mais de 100%.

Estudantes
Mais impressionante nisto tudo é que neste período não houve nenhuma mudança na malha cicloviária ou mesmo na estrutura cicloviária da cidade. Todas as tentativas para que a mesma fosse aumentada teve resistência da NitTrans e até mesmo da Secretaria de Urbanismo e Mobilidade (mobilidade com aspas).

Importante salientar que nem mesmo a redução de velocidade nas vias é aprovada pela NitTrans, que também simplesmente desconsidera a faixa exclusiva de ônibus na Alameda São Boaventura, mas este já é outro assunto.

Voltando; mesmo assim a população esta aderindo as bicicletas.

Paletó não é problema
O mais legal disto é que o que estamos notando nas ruas é que o ciclista não pode ser mais identificado pela roupa, idade, estilo. O que vemos é a bicicleta sendo incorporada a uma nova cultura na cidade, o que vemos é a bicicleta sendo adotada como um meio de transporte, o que de fato ela é.

Pode ser para pegar no pesado.
Esta mudança está lenta? Se pensarmos em termos do que poderia ser, sim, esta muito lenta, mas se pensarmos neste crescimento que temos tendo mês a mês ao longo deste período mesmo com toda a ausência da prefeitura, não mesmo, esta mudança esta é acelerada.

Com gravata, por que não?
Mas como explicamos isto? Bem, podemos começar com as iniciativas que existem em Niterói e que estimulam o surgimento dos novos ciclistas. Uma delas é o grupo Ciclistas de Niterói, voltado mais para o cicloturismo, e que organiza os "pedais" toda a semana na cidade e para fora dela. É um estimulo para quem quer ir mais longe, e a bicicleta que começa como passeio acaba sendo adotada como transporte.

E com muita elegância!
Outra grande iniciativa, que também estimula e muito a adoção da bicicleta como meio de transporte na cidade é o Pedal Sonoro. Através de sua atividade quinzenal, onde são realizados passeios de bicicleta pela cidade e com pedaladas movidas a muita música boa, acaba estimulando os "velhos ciclistas" a retornarem a usar a bicicleta do dia a dia.

Com uma bike old school original!

O Pedal Sonoro também tem uma forte presença do ativismo e foram eles que estiveram na frente da campanha #bicicletanaseleições aqui em Niterói, com o apoio de diversas iniciativas, entre elas, nós do Mobilidade Niterói.

Skate também vale.
Outra iniciativa que tem multiplicado os ciclistas na cidade é o Bike Anjo, que aqui em Niterói podemos acompanhar as atividades através do Bike Anjo Niterói, que entre outras coisas ensina crianças e adultos, a andarem de bicicleta. Eles tem uma programação mensal que é realizada no pátio externo do Teatro Popular Oscar Niemeyer.

E na carona do pai.

E claro, a bicicleta é muito, muito prática. Com a bicicleta não temos problemas para estacionar, nos deslocamos rapidamente, não ficamos presos dentro de uma lata e não ficamos parados no triste engarrafamento da cidade. Além disso Niterói é pequena, as distâncias são curtas e temos poucas ladeiras que na sua grande maioria são fáceis de serem vencidas.

Praticamente toda a cidade esta dentro de um raio de 5 Km e esta distância você percorre em 30 minutos, indo devagar e curtindo. Se perguntarem o que falta para Niterói se tornar a cidade mais ciclável do Brasil, para que muitos mais passem a usar a bicicleta como meio de transporte, vamos responder que o que falta é ação da prefeitura para que isto aconteça. Não adianta ter um programa como o Niterói de Bicicleta, composto de 1 profissional e 2 estagiários (todos ciclistas), que por mais esforçados e competentes que sejam, não tem estrutura, não tem verba, não tem equipamentos e principalmente não tem poder de decisão.

Mas a população esta aí, mostrando que estão aderindo e querendo usar a bicicleta, tornando a cidade de Niterói uma Niterói Para Pessoas.

VOCÊ AÍ! O QUE ESTA ESPERANDO
PARA EXPERIMENTAR IR DE BICICLETA?

www.mobilidadeniteroi.com
facebook/mobilidadeniteroi

SÃO SÓ 5 KM
USANDO BICICLETA VOCÊ CHEGA MAIS RÁPIDO
E MELHORA O TRÂNSITO PARA QUEM TEM QUE USAR O CARRO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário