quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Bate Papo com alunos do CEAL.

Por Sérgio Franco


No dia 22 de Setembro, ou seja, no Dia Mundial Sem Carro, o Mobilidade Niterói, juntamente com Isabela Ledo (Coordenadora do Programa Niterói de Bicicleta) e Zeca Franco (Arquiteto do LZD), foram convidados pelo Museu do Ingá para bate papo com os alunos do Colégio Estadual Aurelino Leal (CEAL).

O dia começou com a exibição de vídeos sobre a dificuldade de locomoção dos portadores de necessidades especiais, onde foram abordadas as qualidades das ruas e calçadas bem como sinalizações adequadas e também foi abordado o transporte público para estes. (Infelizmente não temos o vídeo para disponibilizar)

Amostra de vídeo sobre mobilidade e portadores de
necessidades especiais

Logo após foi exibido um vídeo gravado por Flávia Oliveira especialmente feito para o encontro. No vídeo Flávia fala sobre a bicicleta e a diferença cultural existente entre Estados Unidos, Europa e Brasil.

Acesse o vídeo AQUI

Após a exibição dos vídeos Isabela Ledo fez uma pequena introdução sobre o programa Niterói de Bicicleta para os alunos e logo após convidou o Mobilidade Niterói para falar sobre mobilidade por bicicleta e suas vantagens para o indivíduo e para a cidade. Foi abordado as distâncias a serem percorridas, o crescimento do uso da bicicleta na cidade, a melhoria que a bicicleta traz para o meio ambiente e até para o trânsito da cidade.

Foi questionado aos alunos do CEAL quem usava bicicleta, surpreendentemente foram poucos que disserem que usavam entre os mais de 100 alunos presentes. E o principal motivo alegado foi o medo do trânsito.

Apresentação do Mobilidade Niterói
Logo após foi a vez do arquiteto Zeca Franco apresentar a bicicleta de alumínio criada por ele. A bicicleta foi feita com tecnologia de corte em chapas de alumínio naval, pesa 15 kg e pode ser totalmente montada e desmontada, os detalhes do projeto podem ser vistos AQUI.

Zeca Franco 
No final do bate papo foram distribuídos alguns CTBs e a Cartilha do Ciclista. Foi um dia bem aproveitado onde, além do recorde de ciclos (detalhes Aqui), talvez tenhamos atraídos novos adeptos a bicicleta entre os alunos do CEAL.

Acesse: bit.ly/cicloturismourbano

www.mobilidadeniteroi.com

SÃO SÓ 5 KM
DEIXE O CARRO EM CASA
VAI DE BICICLETA











Nenhum comentário:

Postar um comentário