quarta-feira, 19 de agosto de 2015

249 Ciclos Por Hora!!!

Por Sérgio Franco


Contagem de Ciclos

249 ciclistas por hora, mesmo sem nenhuma estrutura, a Av. Marquês de Paraná demonstra sua importância.


249 Ciclistas Por Hora
Av. Marquês de Paraná
Contagem feita no dia 19 de Agosto de 2015 (acesse o relatório aqui) na Av. Marquês de Paraná, ligação entre Icaraí e Centro, contabilizou 249 ciclos por hora, se comparado com a contagem realizada em Janeiro de 2015  (para ver o relatório de Janeiro clique aqui)  tivemos um aumento de 50,09%.

Temos que lembrar que a Universidade Federal Fluminense, que possui mais de 50.000 alunos, esta em greve  e mesmo assim constatamos este incrível fluxo.

Este fluxo é maior do que o contabilizado pelo Transporte Ativo na esquina da Rua Figueiredo Magalhães com Av. Nossa Senhora de Copacabana, bairro com grande número de turistas e com boa estrutura cicloviária.

Fluxo de ciclistas Rua Figueiredo Magalhães com Av. Nossa Senhora de Copabana
Dados do Transporte Ativo

Pesquisa de 2014 já constatou que Icaraí e Santa Rosa são os bairros  onde a maior parte dos ciclistas iniciam sua jornada, com 19,65% e 15,62% respectivamente e Icaraí é ainda o segundo bairro de destino dos ciclistas, com 18,14%  (dados podem ser acessados aqui).

Outro dado importante é que, os ciclistas que tem a origem de sua jornada na Zona Norte contabilizam 15% e que São Francisco e Icaraí são respectivamente o segundo e terceiro bairros de destino dos ciclistas que saem da Zona Norte, juntos somam 22% do destino dos ciclistas provenientes daquela região e este trecho onde se realizou a contagem é o caminho natural para estes bairros.

Principais destinos dos ciclistas da Zona Norte


Infelizmente, os conflitos são grandes, a falta de uma ligação segura empurra os ciclistas menos experientes para as calçadas gerando um conflito em que participam todos os modais.

Motoristas, ciclistas e pedestres


Muitos carros nenhum espaço para o ciclista

Mas parece que nem todas as dificuldades estão impedindo o crescimento dos ciclistas, vemos pessoas de várias idades usando a bicicleta.

Diversas idades e perfis

Inclusive, pais levando seus filhos para a escolinha.

Pais e filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário