terça-feira, 18 de agosto de 2015

Rua São Lourenço - 129 Ciclos Por Hora!

Por Sérgio Franco

O Mobilidade Niterói realizou neste dia 18 de Agosto de 2015 a primeira contagem de ciclos da Rua São Lourenço.

Primeira contagem de ciclos da Rua São Lourenço

A Rua São Lourenço sempre foi apontada por todos os movimentos ciclistas da cidade (Bicicletada/Massa Crítica - Niterói, Pedal Sonoro, Ciclistas de Niterói) como uma das ligações mais importantes da Zona Norte para a Zona Sul e Central de Niterói.

A contagem realizada contabilizou 129 ciclos por hora, número somente inferior a ligação de Icaraí - Centro pela Av. Marquês de Paraná (165 ciclos/hora).

O relatório pode ser acessado AQUI.

Na pesquisa realizada em 2014 que deu origem ao Relatório Preliminar Sobre As Bicicletas Na Cidade de Niterói já havia sido constatado que 15% dos ciclistas da cidade iniciavam suas viagens na Zona Norte.

Participação da Zona Norte 

Ou seja, esta contagem só veio a ratificar o que já era informado pelas iniciativas e constatado na pesquisa anterior, que seja, a urgência em se implantar uma ligação cicloviária segura entra a Zona Norte com o Centro de Niterói e Zona Sul.

Infelizmente os problemas são muitos e no período que o Mobilidade Niterói esteve por lá flagrou:

Caminhão estacionado na ciclofaixa
Carro estacionado na ciclofaixa
  • Veículos estacionados na ciclofaixa, expondo o ciclista ao perigo, principalmente aquele que vai em direção ao contrária ao sentido do tráfego;
Motoristas não veem a aproximação dos ciclistas

Veículos invadem a ciclofaixa ao fazerem a conversão

  • A ciclofaixa termina em uma curva, no fluxo contrário ao dos veículos que trafegam na Av. Marquês de Paraná e ainda tem um poste que esconde dos motoristas a aproximação dos ciclistas. 
  • Diversas foram as vezes que presenciamos carros, ônibus e caminhões invadindo a ciclofaixa nesta curva.

A importância fica ainda mais evidente se levarmos em consideração os 3 maiores destinos dos ciclistas da Zona Norte, ou seja, Centro, São Francisco e Icaraí, que juntos são responsáveis por 69% do fluxo proveniente da Zona Norte, tornando a Rua São Lourenço e a Av. Marquês de Paraná ainda mais importantes.

Destinos 

A implantação de um sistema cicloviário seguro tem o potencial de gerar um maior crescimento do uso das bicicletas em Niterói e com isso gerar uma melhor fluidez no trânsito tão somente pela diminuição do uso de automóveis para cobrir as curtas distâncias desta cidade.

Perfil do ciclista? São muitos!













Nenhum comentário:

Postar um comentário