domingo, 23 de agosto de 2015

Contagem de Ciclos Da Marquês de Paraná - Ligação Zona Norte

Por Sérgio Franco

128 ciclos por hora!

O que todos os ciclistas já sabiam ficou confirmado, o enorme fluxo de ciclistas que existe na Av. Marquês de Paraná ligação Zona Norte com Zona Sul. 128 ciclos por hora, contagem maior do que todas realizadas a Av. Amaral Peixoto este ano!

Relatório AQUI!

O fluxo intenso só mostra a predisposição da população em adotar a bicicleta como meio de transporte, afinal é um transporte barato e prático que pode atender praticamente toda a grande Niterói e percorrer 5 km de bicicleta é praticamente percorrer toda grande Niterói.

5 Km

Interessante notar que o movimento de ciclistas é intenso em ambas as direções, tanto para a direção da Zona Norte quanto para a direção da Zona Sul, como podemos ver no gráfico.

Fluxo intenso para ambos os lados


Chamamos atenção ainda para a comparação com a ciclovia da Av. Amaral Peixoto, onde o maior pico registrado foi em Abril, com 126 ciclos por hora no horário de 7 às 8 horas; já na Av Marquês de Paraná (ligação com a Zona Norte) a contagem foi de 128 ciclos por hora com pico de 149 ciclos por hora!

O que chamou atenção, de forma negativa, foi a baixa participação das mulheres no uso da bicicleta neste trecho, somente 6%. A explicação pode no próprio trecho em si, temerário para ciclistas menos experientes.

Vale lembrar que grande parte daqueles que poderiam usar a bicicleta como meio de transporte estão vindo do outro lado da Alameda São Boa Ventura, o que pode ser mais um ponto que influência na participação das mulheres no uso das bicicletas. Zona Norte possui uma única ciclofaixa, na Rua Benjamin Constant, e mesmo assim constantemente desrespeitada por condutores de carros, ônibus e motos.

Fluxo intenso

Esta última contagem fechou um ciclo de contagens que nos propusemos para a semana que passou (semana em que foi comemorado o dia do ciclista), que tinha como objetivo mostrar o quanto é importante a Av. Marquês de Paraná. 

Ela é praticamente a nossa Av. Paulista (guardada as devidas proporções) pela importância, pela intensidade do tráfego de carros e pelo número de ciclistas que fazem dela sua única e melhor rota, apesar de toda falta de estrutura.

Quantos mais não seriam os ciclistas se esta via não fosse mais segura? Bem,  tudo indica que muitos mais pois no Relatório Preliminar Sobre As Bicicletas Na Cidade De Niterói (Matéria Aqui), 94% dos não ciclistas disseram que adotariam a bicicleta como meio de transporte!


Pergunta feia aos não usuários da bicicleta

Mas falta infraestrutura adequada para que aqueles que querem utilizar a bicicleta mas não tem experiência ou tem medo de enfrentar as ruas da cidade e vencer barreiras como a Av. Marquês de Paraná.

Bicicleta pode não ser a solução para todos, mas a implantação de uma estrutura segura para elas é a uma das soluções mais fáceis e baratas de serem implantadas e provocam um impacto positivo quase que imediato para todos, beneficiando do motorista ao comerciante.

Ao diminuir o uso do automóvel nas curtas distâncias se melhora o fluxo de veículos para aqueles que, por um motivo ou outro, tem que usar o carro.

Que venha a ciclovia da Av. Marquês de Paraná!






Nenhum comentário:

Postar um comentário