quinta-feira, 6 de agosto de 2015

GM fiscalizando estacionamento irregular

Por Sérgio Franco


Na véspera da audiência pública da bicicleta que entre outros assuntos será discutida a efetividade da NitTrans na fiscalização do trânsito e a solicitação para uma maior participação da Guarda Municipal nos deparamos com agentes desta autuando veículos parados irregularmente em frente ao tribunal.



Veículo estacionado em vaga de deficiente

Motos estacionadas em local irregular 

O efetivo da Guarda Municipal destinado ao trânsito é pequeno, segundo o Inspetor Paulo Brito, são 32 agentes sendo que só 16 operam por dia, mesmo assim é surpreendente a quantidade de vezes que o Mobilidade Niterói flagrou os agentes realizando fiscalização. 

Desde a primeira participação do Mobilidade, na vistoria do circuito universitário, fomos surpreendidos pela GM nos dando apoio quando intervimos junto a um  motorista estacionado indevidamente na ciclofaixa, o mesmo ocorreu, mais de uma vez, quando agentes da GM que passavam de moto flagraram motociclistas trafegando na ciclofaixa da Av. Roberto Silveira (quando esta estava ainda do lado direito da via) e na ciclovia (já na segregada do lado esquerdo), fazendo em todos os casos, os motociclistas pararem para realizar a autuação. 

O que nos faz questionar, quantas vezes foram vistos operadores da NitTrans fazendo o mesmo? Onde se encontra o problema? Se uma das funções da NitTrans é a fiscalização por que seus operadores não atuam com a mesma energia que os agentes da Guarda Municipal?

E tem mais, o grau de conhecimento dos agentes da Guarda Municipal nos conceitos de mobilidade urbana também é surpreendente. Ao conversar com um dos agentes (pedimos desculpas por não anotar o nome), ele destacou a importância do incentivo aos transportes coletivos e ao uso da bicicleta para as curtas distâncias diminuindo assim o uso de carros que prejudicam o tráfego.

Ainda segundo o Inspetor Paulo Britto , os conceitos de mobilidade urbana são passados no próprio curso de formação da guarda, além de palestras, campanhas, etc. Inclusive o próprio Mobilidade Niterói já foi convidado para realizar uma palestra em Janeiro deste ano, como pode ser visto nesta matéria Palestra para a Guarda Municipal de Niterói, o que também demonstra a preocupação desta instituição na aproximação com a população. Os agentes que operam na fiscalização do trânsito estão sob o comando do Subinspetor Assunção.

O Mobilidade Niterói acredita que a maior participação da Guarda Municipal na fiscalização do trânsito na cidade só traria benefícios, e a questão de segurança pública não esta afastada desta atuação. Um Guarda Municipal que estivesse em função de trânsito ao flagrar qualquer outro tipo de infração poderia atuar, da mesma forma, um agente que esteja na função de segurança poderia multar um veículo flagrado cometendo alguma irregularidade.









Nenhum comentário:

Postar um comentário