sexta-feira, 28 de agosto de 2015

8ª Contagens de Ciclos - Ciclovia Amaral Peixoto - Ótimas Notícias!

Por Sérgio Franco

Muitos Ciclistas

Foram tantas ótimas notícias nesta 8ª contagem realizada na ciclovia da Av. Amaral Peixoto que foi difícil escolher a capa. O que faríamos, manteria as capas tradicionais ou colocaríamos os destaques?

A foto abaixo pode parecer combinada mas não foi. Aliás, a única coisa que foi combinada foi a pose depois de um grito "galera, pose pra foto!"

7 ciclistas juntos no sinal!

Um momento que já não é mais tão raro, o encontro de vários ciclistas, parados no sinal. Não, eles não estavam juntos, o destino é que uniu todos nesta parada! Sinal dos tempos, os números crescendo, mais ciclistas, situações como esta vão ficar cada vez mais comuns.

Talvez um dia não falaremos mais em ciclovias mas em "autovias", vias para segregar os automóveis e não os ciclistas.

Mas já que estamos falando de número de ciclistas, tivemos um aumento de 11,4% no fluxo de ciclistas se comparado com o mês de Julho, ou seja, passamos de 100,5 ciclista por hora para 112,5 ciclistas por hora! (Relatório completo AQUI)

112,5 ciclistas por hora

O crescimento tem sido linear, mesmo com a greve da UFF, que tem mais de 50.000 alunos, e a falta de aula diminui drasticamente o movimento na cidade.

Crescimento constante mesmo com a Greve da UFF


Mas não é só, as meninas de Niterói estão surpreendendo, somos umas das cidades onde mais as mulheres estão adotando a bicicleta como meio de transporte, chegamos ao incrível patamar de 16% de mulheres usuárias do transporte ativo!

16% de usuárias mulheres

Como podemos constatar, a tendência de crescimento da participação das mulheres no uso da bicicleta continua! Acreditamos na continuidade do crescimento, mais mulheres usando as bicicletas encorajam mais mulheres a usarem bicicletas como meio de transporte.

Tendência de crescimento  na participação das mulheres

Em pesquisas realizadas com não usuários das bicicletas (Relatório AQUI) e em conversas informais ficou claro que existe um enorme potencial em nossa cidade para que cada vez mais homens e mulheres optem pelo uso da bicicleta como meio de transporte.

Respostas de Não Ciclistas

E a principal barreira para não usarem é a falta de ciclovias, ou seja, uma ligação segura.

Respostas de Não Ciclistas

Ou seja, esta tendência de crescimento poderia ser exponencial se já existissem estruturas cicloviárias seguras e adequadas para que novas pessoas se tornassem novos usuários da bicicleta como meio de transporte.

As distâncias na em Niterói são pequenas, favoráveis à utilização da bicicleta. Algo que o Mobilidade deixa claro, não, o incentivo ao uso das bicicletas não atrapalha aqueles que por um motivo ou outro tenham que usar o carro, pelo contrário, quanto mais pessoas utilizarem as bicicletas nas curtas distâncias (em média 5 km) menos carros estarão nas ruas, ou seja, o trânsito será mais fluido para todos os motoristas que tem que usar o carro. 

5 km


Ficamos na dúvida quanto ao falar dos aspectos negativos constatados na contagem, mas como as notícias boas superaram as ruins, vamos fazer só estas pequenas constatações.

Continuamos flagrando pessoas caminhando na ciclovia:

Pedestres

E até ciclistas

E um mototaxista, para evitar dar a volta, usou a ciclovia como pista;

Mototaxista usando a ciclovia de pista


Vamos esperar setembro, vamos bater mais recordes de usuários? Se a ciclofaixa REVERSÍVEL realmente sair na próxima terça feira conforme contato telefônico com a NitTrans feita por integrantes da Massa Crítica Niterói, sim, vamos bater mais recordes!









Nenhum comentário:

Postar um comentário