terça-feira, 13 de setembro de 2016

I Encontro Para o Desenvolvimento do Cicloturismo

Por Sérgio Franco




A importância do cicloturismo urbano

A bicicleta é hoje considerada um meio de transporte inteligente, prático, inclusivo, humano e benéfico para toda a cidade. Diversas são as formas que as pessoas começam a adotar a bicicleta no seu dia-a-dia e uma delas é por meio do lazer e do cicloturismo. Uma pessoa que hoje pedala para conhecer a cidade, seja esta onde ela mora ou que esteja em viagem, amanhã estará adotando a bicicleta também para ir ao trabalho, ir para escola, fazer compras, etc.


Quantos não são os ciclistas que hoje usam a bicicleta como meio de transporte que não começaram nos passeios de fim de semana, em eventos ou grupos de bicicleta que se multiplicam pelas cidades?

O Encontro

O I Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo terá como tema o Cicloturismo Urbano e ocorrerá nos dias 26 e 27 de Outubro e as inscrições já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas AQUI.

O evento tem como objetivo discutir o cicloturismo urbano e serão apresentadas experiências nacionais e internacionais sobre o tema. Serão reunidos atores do setor privado e público, acadêmicos e organizações não governamentais. Espera-se que deste encontro surjam novos projetos e oportunidades que visem o desenvolvimento do turismo e do ciclismo em âmbito nacional.

Os temas que serão discutidos são:

Como as cidades são vistas dentro do planejamento dos roteiros de cicloturismo, convidados:

  • Marcio Deslandes [European Cyclists’ Federation/ECF]
  • André Geraldo Soares [União de Ciclistas do Brasil/UCB]
Cicloturismo como fomentador de novos negócios, convidados:
  • Therbio Felipe [Revista Bicicleta]
  • Gustavo Ribeiro [Kuritibike – Curitiba]
  • Lenauro Mendonça [Terra Brasilis – Niterói]
  • Cristóbal Pena [Bella Bike – Santiago do Chile]
Estratégias para o desenvolvimento do cicloturismo, convidados:
  • Isabela Ledo [Programa Niterói de Bicicleta – Prefeitura de Niterói]
  • Marcelo Iha [SP de Bike – São Paulo Turismo]
  • Mauro Tavares [Rio Estado da Bicicleta – Secretaria de Estado de Transportes/SETRAN]
Apresentação dos Roteiros Cicloturísticos de Niterói, palestrante:
  • Fátima Priscila Edra [Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF]
Ainda serão apresentados vídeos sobre o tema cicloturismo.

Detalhes AQUI

Amostra Acadêmica

O I Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo terá ainda uma amostra acadêmica, que terá como tópico central o “Cicloturismo na mobilidade urbana” e os trabalhos poderão abordar

– Infraestrutura de destinos turísticos urbanos

– Análise sobre as dimensões da sustentabilidade turística:

– Dimensão econômica

– Dimensão sociocultural

– Dimensão ambiental

– Dimensão político-institucional

Tem que se deixar claro que, qualquer pessoa, mesmo não vinculada à uma universidade, poderá apresentar seu trabalho desde que o autor siga o formato determinado nas instruções e aborde os temas definidos.

A submissão dos trabalhos para a amostra acadêmica vão até o dia 22 de Setembro, detalhes AQUI

Participação dos coletivos de Niterói

A participação dos coletivos que têm como objetivo a promoção da bicicleta na cidade Niterói estão garantidas, para tal, cada coletivo pode enviar o nome de 5 integrantes para mobilidadeniteroi@gmail.com



O I Encontro Para o Desenvolvimento do Cicloturismo é uma realização da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, COPPE UFRJ e PLANETT, Mobilidade Niterói e Prefeitura de Niterói.




www.mobilidadeniteroi.com
facebook/mobilidadeniteroi


SÓ 5 KM
EXPERIMENTE IR DE BICICLETA
É RÁPIDA E PRATICA!



2 comentários:

  1. Gostaria de pedir a ajuda aos ciclistas do Mobilidade Niterói para os cadeirantes da cidade, que apesar de não pedalarem, andam também sobre rodas. Considero muito importante as ciclovias, mas acredito que no compromisso da campanha deveria estar em primeiro lugar as calçadas da cidade com desníveis provocados por rampas, degraus, obstáculos como jardins, buracos blocos de concreto..e lugares que não existem calçadas. Apoio a passeata, mas somem a esta passeata idosos de muleta, cadeirantes, idosos de bengala...
    conto com a ajuda de vocês para que em 4 anos todas as nossas calçadas estejam perfeitas para pessoas como eu conseguir levar nossos entes especiais para passear, ir a fisioterapia.. Somente quem faz uso de cadeira de rodas sabe o quanto nossa cidade não acolhe seus cidadãos, tamanha a falta de estrutura das calçadas e acessos.
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Alexandre,

      Pedestres não foram esquecidos. Na campanha Bicicleta Nas Eleições a carta compromisso que foi assinada por todos os candidatos contempla também os pedestres.

      Mas desde já deixamos claro que, enquanto não houver condições adequada nas calçadas, as ciclovias podem ser usadas por cadeirantes que não necessitem de outros para se deslocarem com a própria cadeira. Em nossas contagens de ciclos, inclusive, contabilizamos também os eventuais cadeirantes.

      http://mobilidadeniteroi.blogspot.com.br/2016/09/carta-compromisso-assinada.html

      Excluir