quarta-feira, 30 de setembro de 2015

90 cm!

Por Sérgio Franco


90 cm
90 centímetros, mal passa um ciclista, esta é a distância medida pelo Vinícius Ribeiro quando resolveu comparar o tamanho da distância que estão "cedendo" aos ciclistas para usarem a via.

Todos os usuários da ciclofaixa nem precisavam de fita métrica para ver que ela esta tão estreita que muitas vezes nem passa uma bicicleta e ontem o Mobilidade Niterói flagrou um agente da NitTrans estreitando a ciclofaixa quando, eventualmente, algum ciclista resolvia alargar só um pouco.

Mas o que seria certo?

Segundo o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito é recomendado para uma ciclofaixa bidirecional a tamanho de 2,50 metros e para aquelas de sentido único o recomendado é 1,50 metros.

90 cm



Isso mesmo, o recomendado para uma ciclofaixa unidirecional é 1 metro e 50 centímetros. A ciclofaixa temporária tem 90 centímetros ou menos e dificilmente mais de 1 metro.





90 cm?



Logicamente, algumas situações não precisam nem de trena para medir e mostrar o tamanho da ciclofaixa. O próprio ciclista é a melhor referência. 

A NitTrans tem controladores ciclistas, eles sabem disso.



Mas voltando ao tamanho da ciclofaixa temporária, já que não é usada nem a medida recomendada pelo Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito para uma ciclofaixa unidirecional e com o medo de se provocar um "impacto" no trânsito de automotores se adotarem os 2,50 metros, o que poderia ser feito?

1,85 metros
A ciclovia da Av. Roberto Silveira tem 1,85 metros. Não é o recomendado mas é o que foi aceito. apesar de ainda haver espaço para que a mesma fosse mais larga.

Se vamos testar, que se faça o teste direito, colocando os cones que simulam a ciclofaixa de forma adequada e com o tamanho recomendado ou na mais sofrível das decisões, no mesmo tamanho já adotado na ciclovia da Av. Roberto Silveira.

Ciclovia da Av. Roberto Silveira

Sobre a temeridade do impacto negativo na fluides do trânsito o Mobilidade Niterói já se manifestou na publicação de 30 de Setembro onde, em virtude do Relatorio de Impacto da Ciclofaixa no Transito, chegamos a conclusão que houve sim um impacto, mas que é mínimo em função dos benefícios que uma rota cicloviária segura irá proporcionar.

Vamos entender, quanto mais bicicletas nas ruas, menos serão os carros, melhor será a fluides do trânsito.






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