terça-feira, 29 de setembro de 2015

Relatório de Impacto da Ciclofaixa no Trânsito de Automotores!

Por Sérgio Franco




Saiu o relatório que acompanhou o impacto no trânsito de veículos automotores com a instalação da ciclofaixa temporária. O relatório foi feito levando-se em conta o deslocamento no sentido Zona Sul - Zona Norte a partir da Av. Presidente Roselvelt até a Rua São Lourenço via Av. Roberto Silveira e Av. Marquês de Paraná.

A diferença, que consideramos insignificante, foi de 2,65 minutos!

O relatório completo pode ser visto AQUI!

Mas o relatório traz uma observação importante, no dia 01 de Setembro ocorreram incidentes que prejudicaram a fluidez do trânsito na cidade, elevando em muito o tempo de deslocamento pela Av. Roberto Silveira e Av. Marquês de Paraná. Quando é desconsiderado este dia, a diferença média que encontramos no deslocamento é de apenas 1,89 minutos!

A diferença de tempo encontrada nos deslocamentos simplesmente não justifica a retira da ciclofaixa de onde se encontrava, no canteiro central, lado impar da Av. Marquês de Paraná, para o cima da calçada, do lado par da Av. Marquês de Paraná.
Carros



O que claramente não funcionou e provocou diversos conflitos arriscados, eram carros entrando e saindo do mercado existente no local.





A escolha da Rua




Devido as péssimas condições da calçada, até mesmo se fosse usada só pelos pedestres, ciclistas acabavam por optar em compartilhar a via com os carros.






Apertada


Onde encontrávamos uma ciclofaixa, esta estava perigosamente estreita. O perigo se tornava maior no ponto de ônibus, onde o cuidado tinha que ser redobrado quando dois ciclistas passavam em direções opostas e tinham que fazer uma difícil escolha.





Risco para crianças


Ciclistas costumam ser cuidadosos quando usam uma via compartilhada, contudo, mesmo com todo o cuidado, com um número muito grande de ciclistas e pedestres compartilhando uma calçada inexistente, o perigo existe, principalmente para as crianças de colo. 




Insatisfação


A insatisfação gerada entre ciclistas, pedestres e comerciantes foi enorme. Uma senhora parou junto ao Mobilidade Niterói e disse que parou de levar a neta para de bicicleta porque achou muito perigoso e mesmo assim quase foi atropelada por um ciclista na calçada.


Logicamente os mais experientes e que já tem certa segurança no uso da bicicleta acabam por escolher a rua, apesar de ser um direito, em uma via cuja a velocidade é desnecessariamente de 60km/h, existe um risco, ainda mais no horário de trânsito mais pesado como é o da volta para casa.




Perigo para todos


O fato é que o risco é desnecessário, são 249 vidas por hora que passam só neste trecho. Desde Janeiro deste ano o Mobilidade Niterói já constatou um aumento de 78,74% no uso da bicicleta como meio de transporte.

O acréscimo médio no tempo de deslocamento dos veículos automotores de apenas 1,89 minutos não se justifica quando comparados com o crescimento que já ocorre no número de ciclistas. Mais importante ainda será o crescimento provocado pela segurança a ser oferecida ao ciclista, que atrairá novos usuários, diminuirá o número de carros na cidade e melhorará a fluides do trânsito de automotores para aqueles que terão que continuar usando seus carros.



Pela rua mesmo

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