Saiu o resultado parcial da Parceria Nacional Pela Mobilidade Por Bicicletas, a pesquisa que tem como objetivo descobrir quem são os ciclistas brasileiros, e o Mobilidade Niterói estava na parceria composta de 12 organizações. Mas o mais importante, Niterói foi a única não capital convidada a participar da pesquisa.
Todas as cidades seguiram uma mesma metodologia e cada uma teve um número determinado de entrevistas que deveriam ser realizados levando-se em consideração o tamanho da população.
As demais cidades participantes, todas capitais, foram:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Porto Alegre
- Belo Horizonte
- Brasilia
- Recife
- Salvador
- Aracaju
A maioria dos ciclistas brasileiros entrevistados tem entre 35-44 anos, concluiu o ensino médio, recebe até 2 salários mínimos, pedala até 30 minutos no seu deslocamento principal, não se envolveu em incidentes de trânsito recentemente e, principalmente, gosta de pedalar. A bicicleta é o principal meio de deslocamento das pessoas ouvidas que pedalam no mínimo 5 dias por semana de porta a porta, sem integrar com qualquer outro meio de transporte.
Em Niterói alguns dados já se destacam, como a quantidade de dias que o ciclista usa a bicicleta como meio de transporte, 71,3% mais de 5 vezes por semana!
Mais de 71,3% usa a bicicleta mais de 5 vezes por semana |
Resultado Nacional |
Outro dado que se destacou é a intermodalidade, ou seja, o uso de mais de um modal de transporte. Em Niterói 47,1% dos usuários da bicicleta utilizam mais de um meio de transporte em seus trajetos diários. O que não é uma grande surpresa.
Encontramos nas diversas regiões da cidade conexões como, bicicleta e ônibus, bicicleta e barcas (ou catamarã), e encontramos inclusive um fato curioso de uma pessoa que usa o carro, o catamarã e a bicicleta, provando mais uma vez que basta dar condições que as pessoas adotam a bicicleta.
47,1% de Intermodalidade |
Resultado Nacional |
37,9% dos ciclistas possuem nível superior ou são pós graduados e 62,9% dos entrevistados tinham entre 25 e 44 anos.
Idade |
Resultado Nacional |
64,4% dos entrevistados levam em média entre 10 e 30 minutos no trajeto que fazem de bicicleta, quando em nível nacional a média entre 10 e 30 para 56,2% dos entrevistados.
Entre os ciclistas que foram entrevistados em Niterói, somente 14,9%, sofreu algum tipo de acidente de trânsito, mas não foi analisado a gravidade nem o tipo de acidente, índice inferior a média nacional.
Estes são apenas dados preliminares e ainda serão analisados com maior profundidade o que gerará um relatório Nacional.
Mas como vimos, Niterói se destaca, por tudo que o Mobilidade Niterói já falou sobre a cidade, ideal para se usar a bicicleta, com curtas distâncias e sem grandes subidas à serem vencidas.
Temos sempre que lembrar que quanto mais pessoas usarem bicicletas, menos carros estarão nas ruas, e o trânsito ficará melhor para aqueles que infelizmente terão que usar seus automóveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário