sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Ciclofaixa Temporária - Ainda sem padrão.

Por Sérgio Franco


Sem Padrão
Ontem, 10 de Setembro, o Mobilidade Niterói resolveu dar uma volta na ciclofaixa temporária da Av. Marquês de Paraná, no período da tarde.

No geral, se formos pensar em tamanho da faixa, esta estava muito bem feita, uma verdadeira ciclofaixa, que excetuando ser segregada por cones, seria melhor do que a ciclovia da Av. Roberto Silveira.


Tamanho Seguro

Mas infelizmente, este tamanho de ciclofaixa, que cria segurança para o ciclista e tem o potencial de incentivar que novas pessoas adotem a bicicleta como meio de transporte em uma cidade que tem esta vocação, não vem sendo aplicado em todas as ocasiões e trechos.

Problema Recorrente
Foto: Vinícius Ribeiro

Esta foto é de hoje pela manhã e este trecho da ciclofaixa temporária já foi mencionado antes.

O tamanho inadequado da faixa, que impede a passagem de mais de um ciclista ao mesmo tempo é um perigo real, pois um dos ciclistas é obrigado a ir para a faixa de rolamento em uma via de grande movimento, inclusive de ônibus.

Já alertamos para o perigo nas matérias dos dias 10 de Setembro (Ciclofaixa e NitTrans), na matéria do dia 08 de Setembro (Ciclofaixa na Marquês de Paraná, saiu o relatório!).

Inclusive no relatório é demonstrado o fluxo intenso nos dois sentidos, seja em direção ao Centro (64% do fluxo), seja em direção à Zona Sul (36% do fluxo). 

A curva, na esquina com a Rua Dr. Celestino, é também um trecho de grande preocupação como já mencionamos nas publicações acima, em relatório e registrada inclusive em vídeo na página do Mobilidade Niterói no Facebook (facebook/mobilidadeniteroi).


Faixa Estreita

O mesmo problema foi encontrado ontem no trecho que liga a ciclofaixa temporária à ciclovia da Av. Roberto Silveira.

Na parte da manhã, o problema foi maior, devido ao maior estreitamento e o fluxo estar justamente no sentido Zona Sul - Centro.





Na parte da manhã ainda existe um agravante, é o horário justamente em que os pais levam seus filhos para as creches, escolas , colégios, o que torna a segurança dos pequenos precária. Se a ideia é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte em nossa cidade, estes problemas tem que serem resolvidos o quanto antes.

Pais e filhos

Como já mencionamos no relatório (Aqui), o tamanho recomendado para as ciclofaixas bidirecionais é de 2,50 metros, segundo o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, contudo, por ser uma ciclofaixa temporária, entendemos que ela pode ter 2,20 metros e seguir o padrão da ciclovia da Av. Roberto Silveira, mas pelo que podemos ver, nenhum padrão é seguido e trechos muito estreitos são implementados pondo em risco os usuários.


Outro problema constatado foi a falta de sinalização ou quando existente é genérica (já mencionado), não informando adequadamente o ciclista da existência da ciclofaixa.

Abordamos 4 ciclistas que estavam fora da ciclofaixa e todos eles desconheciam a existência da mesma e não entendiam o porque dos cones.



Aqui é uma ciclofaixa


Uma solução temporária e útil para informar ciclistas e motoristas da finalidade dos cones seria a colocação de pequenas placas espaçadas por distâncias regulares ao longo da ciclofaixa temporária. 

Mesmo motoristas não entendiam o que eram aqueles cones.





Perigo na saída da São Lourenço

A Rua São Lourenço merece atenção. Já  alertamos para o problema na (A ciclofaixa para a Zona Norte!).

A Rua São Lourenço tem sua estrutura cicloviária quase inexistente (pelos diversos problemas), mas a ligação dela com a Ciclofaixa é perigosa devido a curva quando se chega a Av. Marquês de Paraná. Carros invadem a ciclofaixa em velocidade elevada e sem a visibilidade dos ciclistas e nem estes tem a visão adequada dos veículos que seguem para a Rua São Lourenço.

A boa notícia é que, enquanto estávamos monitorando o funcionamento da ciclofaixa, alguns motoristas acenaram com positivo para a mesma e a grande maioria não reclamava. Fato que foi confirmado por alguns operadores da NitTrans.

Só alertamos aos ciclistas para que respeitem os pedestres. Ontem flagramos ciclistas avançando em cima destes e ainda discutindo, mesmo quando o sinal era pra que os pedestres atravessassem e isto ocorrendo na faixa.


7 ciclistas na foto + 3 não aparecem = 10 ciclistas no mesmo instante.

Estamos testando uma nova ferramente para identificar os problemas e mapeá-los. 
Acesse: Mobilidade Niterói Sports Tracker





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