Mesmo com ameaça de chuva, eles apareceram!
Ciclofaixa - Av. Marquês de Paraná - Zona Norte - Centro |
Hoje, mesmo com chuva, os ciclistas compareceram ao segundo dia de implantação da ciclofaixa temporária (que preferimos chamar de Reversível) na Av. Marquês de Paraná.
Entre 7 e 9 horas foram contabilizados 51,3 ciclistas por hora que usaram a ciclofaixa! Ou seja, quem não passou na ciclofaixa não foi contado!
É pouco? Entendemos que não, se prestarmos atenção, nas contagens realizadas na Rua São Lourenço e neste mesmo trecho da Av. Marquês de Paraná, foram contabilizados 129 ciclos/hora e 128 ciclos/hora respectivamente.
Ou seja, se levarmos em consideração a chuva e ainda a novidade e a pouca sinalização existente, que fez que um número considerado de ciclistas usassem o outro lado da via, vamos ver que sim, foi um número considerável.
Direção Zona Norte |
Direção Centro |
Ciclistas que iam na direção Zona Norte, vindo da Zona Sul mas principalmente do Centro, não encontravam sinalização adequada que os levassem à ciclofaixa da Av.Marquês de Paraná.
O mesmo ocorria com os que vinham da Rua São Lourenço em direção ao Centro. Não havia uma sinalização clara do caminho à ser percorrido e alguns saiam da Rua Indígena.
Sinalização padrão encontrada |
Esta era única informação encontrada pelos ciclistas. Contudo o ideal seria uma indicação de para onde ir, informar o destino a ser seguido, até porque muitas vezes não é possível encontrar um agente de trânsito por perto.
Pedestres na ciclofaixa |
Um problema que parece de difícil solução, pedestres avançando sobre a ciclofaixa. Mas, no caso específico, boa parte deste problema poderia ser resolvido com a mudança de local da faixa de pedestres, para mais junto ao semáforo, além de melhor cálculo do tempo do mesmo. Isto diminuiria a ansiedade dos pedestres em atravessar a via.
Perigo na curva |
Um problema que terá que ser resolvido se a ciclofaixa permanecer é a esquina com a Rua São João, quando o semáforo esta aberto para a Av. Marquês de Paraná, cria-se um conflito perigoso com os veículos que convergem para ela, principalmente ônibus. Quando esta fechada para a Av. o problema é com os veículos que saem da Rua Andrade Pinto. O controlador hoje fez um bom trabalho e sua eventual ausência fará falta.
Não podemos deixar de lembrar de um velho problema, talvez um dos mais graves, a ciclofaixa da Rua São Lourenço, não chega a ser um trecho grande, 850 metros, contudo é em uma via de grande fluxo de veículos que trafegam em velocidade, a ciclofaixa é estreita e desnivelada, os pedestres, por falta de calçada, muitas vezes tem que usar a ciclofaixa, e o mais grave, diversos carros e caminhões ficam estacionados sobre a ciclofaixa. Esta rua é a principal ligação da para os ciclistas da Zona Norte com a Av. Marquês de Paraná.
Muitos problemas |
Rua São Lourenço e seus muitos problemas em uma única foto.
- Ausência de calçada
- Carro estacionado na ciclofaixa
- Pedestre na ciclovia
- Grande fluxo de carros
Mas apesar dos problemas havia um clima de felicidades e inúmeros foram os "joinhas" para a nossa câmera! Sinal do quanto faz falta esta ligação.
Os "joinhas" |
E mais uma vez as pais com seus filhos foram flagrados. Fosse apenas uma a segurança para os pequenos já seria mais do que necessária, contudo são vários e tem mais, com segurança mais pais adotarão as bicicletas como meio de transporte e com isso uma nova geração crescerá com uma nova cultura de que bicicleta não é só lazer é meio de transporte também.
Pais e filhos |
Outras observações serão feitas em um relatório referente aos 3 dias de cobertura que o Mobilidade Niterói esta fazendo nas ciclofaixas.
Amanhã, dia 03/09, estaremos divididos em 3 pontos no mesmo horário, o tradicional ponto da Av. Amaral Peixoto, e nas ciclofaixas da Av. Marquês de Paraná, tanto na ligação da Zona Norte quanto na ligação Zona Sul. Contaremos todos os ciclos que estiverem usando a ciclofaixa. Vamos valorizar e mostrar a demanda existente!
Dados da ciclofaixa da Av. Marquês de Paraná, ligação Zona Norte - Centro |
www.mobilidadeniteroi.com
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