terça-feira, 8 de setembro de 2015

Ciclofaixa na Marquês de Paraná, saiu o relatório!

Por Sérgio Franco


Relatório sobre a Ciclofaixa
O Mobilidade Niterói em apoio ao programa Niterói de bicicleta fez o acompanhamento da implantação e utilização da ciclofaixa temporária (agora podemos chamar de Reversível) da Av. Marquês de Paraná.

O relatório completo pode ser acessado AQUI e já foi encaminhado à Prefeitura de Niterói e ao Programa Niterói de Bicicleta.

Se podemos resumir, foi sim um sucesso, apesar dos problemas constatados e todos eles colocados no relatório e já encaminhado aos responsáveis, não podemos negar, foi um sucesso.

A luta por uma ligação segura por todo este trajeto que vai da Zona Norte à Zona Sul é longa. O programa Niterói de Bicicleta, desde a sua administração anterior, com Argus Caruso, e agora com a Isabela Ledo também vinham tentando ganhar este espaço tão importante para a mobilidade da cidade.

Mas a luta ganhou mais força quando o Bicicletada Massa Crítica/Niterói juntamente com outras iniciativas como Pedal Sonoro e o próprio Mobilidade Niterói cobraram em audiência pública realizada no dia 06 de Agosto de 2015 agilidade à Prefeitura de Niterói e apoio ao programa Niterói de Bicicleta para dar andamento ao projeto.

Obtivemos a promessa de que esta ligação seria realizada, primeiro de forma temporária, através da ciclofaixa reversível, e esta se manteria até a implementação do projeto definitivo que esta sendo executado pela TC Urbes.

Temos que lembrar que o Mobilidade Niterói já tinha mencionado que esta poderia ser uma medida provisória até a instalação da solução definitiva, como podemos ver na matéria de 11 de Maio de 2015 e no Relatório do Dia Mundial de Bike Ao Trabalho e Ciclofaixa Da Marquês de Paraná

Mas vamos falar das conquistas.

Ciclovia Av. Amaral Peixoto

Só cresce desde Janeiro


O crescimento do uso da bicicleta como meio de transporte já é uma realidade, independentemente da ligação na Av. Marquês de Parana, só olharmos para o gráfico do acompanhamento mensal que o Mobilidade Niterói tem feito junto a ciclovia da Av. Amaral Peixoto:

Crescimento constante

Este crescimento vem ocorrendo, mesmo com  a greve na Universidade Federal Fluminense iniciada em Maio deste ano, que só em Niterói tem mais de 50.000 alunos.

Conseguimos imaginar o impacto que causará no fluxo de ciclos quando esta greve acabar?

Rua São Lourenço, Zona Norte e Sua Força

129 ciclos por hora

15% de ciclistas tem a origem da sua jornada na Zona Norte de Niterói, mesmo não tendo uma estrutura cicloviária segura e a pouca existente ser precária como temos na própria Rua São Lourenço.

Mesmo assim são 129 ciclos por hora! Imagina se fosse oferecida uma estrutura!

Ciclofaixa Av. Marquês de Paraná, Ligação Zona Norte - Centro

128 ciclos por hora

Este trecho já tem um grande fluxo de ciclos, 128 ciclos por hora, mas analisando os gráficos e comparando antes e depois, vemos o quanto é importante que a Prefeitura de Niterói faça esta ligação.

Podemos notar que houve uma preferência em se usar o lado onde havia a ciclofaixa:

Aumento no uso do lado onde havia a ciclofaixa

Outro grande impacto foi no número de mulheres. Não acreditamos que tenha efetivamente crescido o número de mulheres usando a bicicleta, mas sim, preferiam usar a ciclofaixa.

Claro que com a permanência e melhoria da estrutura cicloviária para a Zona Norte este número tenderá a crescer!

Preferência das mulheres pela ciclofaixa

Ciclofaixa Av. Marquês de Paraná, Ligação Zona Sul - Centro

249 ciclos por hora

Já havíamos realizado contagens anteriores na Av. Marquês de Paraná. Em agosto foram 249 ciclos por hora!

E na ciclofaixa? Na ciclofaixa passaram 159,5 ciclos por hora no dia 03 de setembro.

Sucesso em números

O interessante é notar o aumento do fluxo no sentido Icaraí - Centro, o que demonstra mais uma vez a preferência pela segurança de uma ciclofaixa.

Aproximação dos destinos demostra a opção pela ciclofaixa

No período da tarde também houve um aumento de 45,67% no fluxo de ciclos se compararmos com a primeira vez em que a ciclofaixa foi instalada, em maio deste ano, no Dia Mundial de Bike ao Trabalho!

Trânsito

Infelizmente tivemos dias atípicos, na terça o trânsito teve problemas não relacionados a ciclofaixa, na quarta e quinta foi o tempo que não ajudou e a sexta era véspera de um fim de semana com um feriado na segunda, ou seja, o popular "feriadão".

De qualquer forma não observamos nenhum grande impacto negativo que pudesse justificar qualquer oposição à ciclofaixa.

Monitoramos o tempo que se levaria de carro da saída do canal em São Francisco, Av. Presidente Roosevelt, até a entrada da Rua São Lourenço optando pelo trajeto tradicional, ou seja, via Av. Roberto Silveira e Av. Marquês de Paraná.

O tempo médio neste trajeto é de 5 a 6 minutos antes das 16 horas. Também não podemos nos esquecer de que a reversível causa maior impacto no trânsito sentido Icaraí-Centro (principalmente por causa do abrupto estreitamento de pista no cruzamento da Rua Domingues de Sá com Av. Roberto Silveira) do que a ciclofaixa.


Problemas encontrados!

Os problemas encontrados foram basicamente os mesmos já citados no  Relatório do Dia Mundial de Bike Ao Trabalho e Ciclofaixa Da Marquês de Paraná, Ou seja:

  • Falta de sinalização adequada, que informasse aos ciclistas a existência da ciclofaixa;
  • Falta de sinalização que informasse os caminhos a serem percorridos pelos ciclistas;
  • Em alguns pontos as ciclofaixas foram perigosamente estreitadas, com espaço somente para uma bicicleta;
  • Foi constatado que em duas esquinas existe um perigo real de ocorrerem acidentes entre ciclistas e veículos automotores;
  • Dois cruzamentos de semáforo merecem atenção quanto ao tempo, localização e orientação de travessia.
Todos os erros observados foram postados no relatório (AQUI!).


Conclusão

Crianças
Apesar dos problemas a ciclofaixa foi uma conquista e todos os dados demostraram a preferência do usuário da bicicleta pelo uso da ciclofaixa.  

Nos próximos meses, continuaremos acompanhando o quanto de impacto a ciclofaixa esta causando na mobilidade da cidade e o quanto ela esta ajudando no crescimento de novos adeptos ao uso da bicicleta.

De forma natural este uso já vem crescendo, mas oferecendo segurança ao ciclista, a tendencia é que aqueles que não usavam a bicicleta por medo, passem a usar.

Afinal, o que são 5 km? É toda grande Niterói! 

Mobilidade Urbana é também pensar em meios de favorecer as pessoas a deixarem seus carros na garagem e optarem por transportes coletivos e transportes ativos como a bicicleta. 

Quanto mais pessoas optarem por bicicletas e coletivos mais espaço haverá para aqueles que, infelizmente, terão que continuar a usar seus carros.

Imagens da Semana - mulheres

www.mobilidadeniteroi.com

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