quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Ciclistas Aderindo à Ciclofaixa!

Por Sérgio Franco

Seja na ligação com a Zona Norte, seja com a ligação da Zona Sul, ciclistas estão aderindo e optando a usar a ciclofaixa!


O Mobilidade Niterói se desdobrou nesta quinta-feira e realizou contagens nas ciclofaixas reversíveis da Av. Marquês de Paraná, Zona Sul e Zona Norte, bem como na ciclovia da Av. Amaral Peixoto!

Nas ciclofaixas queríamos constatar a adesão dos ciclistas, na ciclovia da Av. Amaral Peixoto queríamos descobrir os possíveis reflexos nesta.

O fato é que no terceiro dia da instalação das ciclofaixas a notícia deve esta começando a se espalhar, nas duas ciclofaixas houve crescimento do número de ciclistas que optaram pelo uso das mesmas.

Conversando com alguns, muitos não sabiam da existência, mas começaram a ouvir falar das mesmas e quando descobriram, adotaram! 

De fato, se já existe um habito de se ir por um caminho e o ciclista  ainda não sabia da existência das ciclofaixas, nada mais natural do que continuar seguindo pelo caminho de costume.

Mas no terceiro dia...


Ciclofaixa da Av. Marquês de Paraná, ligação Zona Norte - Centro.

Preferência pela ciclofaixa

Hoje foram contabilizados 74,5 ciclos por hora contra 51,5 ciclos por hora da contagem anterior, um aumento de 44,6%.

Não é difícil ver a lógica nesta decisão, a Av. Marquês de Paraná é uma via de grande fluxo, com velocidade elevada (60 km/h) e com muitos ônibus.

Então, se é implantada uma ciclofaixa que mesmo que ofereça uma segurança mínima, já que é composta de cones, é claro que o ciclista opta em usar.

Importante lembra, estes números são relativos aos ciclistas que passaram pela ciclofaixa, outros que por ventura não a utilizaram não foram contabilizados.



Com a notícia se espalhando

Não podemos ter uma conclusão definitiva, contudo, foi notado um aumento no número de mulheres utilizando a bicicleta.

Aumento de mulheres

Ciclofaixa da Av. Marquês de Paraná, ligação Zona Sul - Centro.



Preferência pela ciclofaixa

Já na ligação Zona Sul - Centro, foram contabilizados 159,5 ciclos por hora contra 134 ciclos por hora do primeiro dia da ciclofaixa.

Um aumento de 19,2%  na utilização da ciclofaixa se comparado com o primeiro dia.

Este trecho já havia apresentado um crescimento em relação a ciclofaixa temporária de Maio. de 55,81%.

Novamente lembrando, só foram contados os ciclistas que utilizaram a ciclofaixa, o fluxo de ciclos nesta via constatado na contagem realizada no dia 19 de Agosto,foi de 249 ciclos por hora!




Uso da ciclofaixa

O uso da bicicleta pelas mulheres permaneceu estável, embora seja bem alto

Participação estável

A diferença encontrada entre a participação das mulheres no uso da bicicleta nas ligações Zona Sul - Centro e Zona Norte - Centro pode estar relacionada com a infra-estrutura cicloviária encontrada. Em Icaraí temos uma ciclovia, que apesar dos problemas (muitos aliás) oferece maior segurança do que a ciclofaixa existente (ou inexistente) na Rua São Lourenço.

Ciclovia da Av. Amaral Peixoto

Movimento se mantêm

Apesar do crescimento da utilização das ciclofaixas pelos ciclistas, tanto na ligação Zona Norte - Centro, quanto na ligação Zona Sul - Centro, na ciclovia da Av. Amaral Peixoto constatamos uma pequena queda no fluxo de ciclos. 

Não conseguimos distinguir os motivos desta queda, mas a tendência de crescimento continua, como podemos ver no gráfico abaixo.

Tendência de crescimento

Os problemas

Infelizmente hoje não foi um grande dia para a ciclovia da Av. Amaral Peixoto, foram diversos os flagrantes de invasão da via por, caminhão, carros e moto.

Muitos problemas

Também não nos passou despercebido os problemas encontrados na ciclofaixa temporária na ligação Zona Sul - Centro.

Problemas na ciclofaixa


Analise dos 3 dias

Nos permitimos uma analise parcial.

Amanhã teremos mais um dia de ciclofaixa, a dúvida é, ela volta semana que vem? Apesar de todos os problemas, que em breve colocaremos em relatório e publicaremos para todos, ela é sim importante. É uma segurança a mais,mesmo que precária, para o ciclista.

Além disso é uma das soluções para a fluides no trânsito, afinal, pensem, se mais pessoas usarem a bicicleta para as curtas distâncias, menos carros estarão nas ruas, e se menos carros vão para as ruas, melhor o trânsito para quem tem que usar o carro seja por qual motivo for.


5 km

Este tempo divulgado para o funcionamento da ciclofaixa, 7 dias, é curto para ter qualquer maior resultado além do que já foi constatado, ou seja, o ciclista procura a segurança da ciclofaixa. Mas principalmente é muito curto para qualquer outra análise mais segura sobre os impactos no trânsito, a adesão de novas pessoas na utilização da bicicleta, entre outras.

Temos um agravante ainda de termos tido uma terça-feira de trânsito atípico, uma quarta-feira e quinta-feira com previsão de chuva e ainda por cima sexta-feira é véspera de um feriadão, já que segunda é dia 7 de setembro.

Outra, UFF em greve, universidade dom mais de 50.000 alunos!

Mas vale lembrar, na audiência realizada na Câmara de Vereadores de Niterói, foi prometido pela Prefeitura, que seria implementada uma ciclofaixa temporária até a construção de uma ciclovia permanente. Esta já esta na fase final de planejamento pela TC Urbes, empresa vencedora do processo de licitação para a contratação de uma empresa que desenvolveria todo o sistema cicloviário de Niterói.

Em uma semana marcada por acidentes (foram 4) a torcida para que a promessa da Prefeitura seja cumprida  de manter esta ciclofaixa é forte e tenho certeza que a cobrança também será.











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